DIA MUNDIAL

Estamos destruindo fontes de água necessárias à vida, afirma cardeal

O cardeal Michael Czerny participou do 9º Fórum Mundial da Água, em Senegal, em que explicou o papel de governos e políticos para garantir que soluções sejam encontradas

O cardeal Michael Czerny / Foto: Reprodução Twitter

Da redação, com Vatican News

A 9ª edição do Fórum Mundial da Água, relizada de 21 a 26 de março em Dacar, no Senegal, “não poderia ser mais oportuna”, já que liga água e desenvolvimento, de acordo com o cardeal Michael Czerny, prefeito interino do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

Falando com o padre Benedict Mayaki, antes de sua partida para participar do Fórum, o Cardeal Czerny disse que a Ucrânia é um exemplo de ligação entre água, paz e desenvolvimento.

Água e Ucrânia

O cardeal explicou que “já há pessoas na Ucrânia que estão sofrendo e talvez morrendo por falta de água por causa dos danos já causados”.

A solidariedade pode ser demonstrada deixando de negligenciar o fato de que “as guerras do futuro estão sendo preparadas por nosso mau uso, abuso e mau uso da água”.

A atualidade do fórum também é marcada em termos de desenvolvimento, seguiu o cardeal. “Todos os nossos esforços humanos devem contribuir para o desenvolvimento”, e isso simplesmente não pode ocorrer sem fontes confiáveis e seguras de água.

Infelizmente, continua ele, “em nossa miopia, estamos destruindo as próprias fontes de que precisamos e precisaremos para viver e nos desenvolver”.

Ajuda da Igreja

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável.

A este respeito, o Cardeal Czerny diz que a assistência prestada pela Igreja não é “centralizada”, mas sim de forma “capilar”.

“Em um número infinito de realidades locais e regionais, a Igreja e as pessoas, organizações e crentes da Igreja – tanto aqueles que acreditam muito como aqueles que o fazem menos religiosamente – estão todos trabalhando juntos, e estão muito ocupados tentando abordar as necessidades básicas daqueles que precisam de acesso à água e ao saneamento.”

Onde as tensões aumentam

As tensões geralmente aumentam depois que as atividades de certos países causam problemas de acesso à água para as nações a jusante.

O religioso, portanto, repete a recomendação apresentada pelo Papa Francisco em suas encíclicas Fratelli tutti e Laudato Si’: diálogo.

“A única maneira de alcançar e ter soluções duradouras para problemas persistentes é através do diálogo, não através da guerra”, reitera o Cardeal Czerny.

É importante que as soluções impostas à custa dos mais fracos cessem, disse o cardeal, acrescentando que “isto já dura há tempo demais, o planeta não possui recursos infinitos, temos que aprender a dialogar para que possamos aprender a compartilhar recursos e compartilhar responsabilidades”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo