Leitura catequética

Especial 45 anos: Canção Nova evangeliza crianças por meio dos livros

Evangelização infantojuvenil é uma das marcas da Comunidade Canção Nova, que, neste ano de 2023, completa 45 anos de história

Huanna Cruz, 
Da Redação

Foto: Daniel Mafra

Uma das formas de evangelização da Canção Nova — que este ano completa 45 anos de história —, é por meio do livro infantil. É através da literatura infantil que a criança descobre o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos. A leitura é uma experiência que estimula a criatividade, afetividade, além do desenvolvimento cognitivo e motor. O livro infantil é então uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação de seus leitores. 

Segundo a missionária da Comunidade Canção Nova, jornalista e escritora de livros infantis, Sarah Sabará, ao escrever para crianças é preciso desenvolver histórias que estimulem a imaginação – uma sensibilidade propícia para a evangelização. 

A imaginação, destaca Sarah, despertada a oração contemplativa, guiando a inteligência para o mundo interior. “Mas existe uma diferença entre escrever para informar e escrever para comunicar”, ressalta. Para a missionária, o escritor infantojuvenil pode seguir duas vertentes: escrever como expressão do seu próprio ser, ou seja, pelo viés da arte; ou escrever com intuito didático, para informar. Em seus trabalhos, Sarah utiliza as duas formas, escrevendo como arte que informa. 

Para a escritora, as duas formas de escrita são necessárias para o desenvolvimento da criança. A partir delas, os pequenos fazem a experiência de fundir essas duas linhas, ou seja, de um embasamento teórico a criança adquire um conhecimento catequético.

Sarah Sabará / Foto: Larissa Ferreira

Evangelizar por meio da escrita 

Sarah declara que evangelizar por meio da escrita é libertador. “Quando escrevo, percebo o Espírito Santo agindo em mim, pois as palavras saem como se não fossem minhas. E de fato, não são. Evangelizar com palavras no papel, tem a grande tarefa de gerar vida e saltar das folhas com poder profético. E só o Espírito Santo tem esse poder. Se Ele me escolheu pra isso, devo honrar Sua Vontade escrevendo uma vida de santidade”, ressalta.

A jornalista conta que viveu uma experiência diferente na escrita de cada um dos seus livros: “Maria Passa na Frente Pisa na Cabeça da Serpente”, “Padre Pio e o Sobrenatural”, “Novena de Natal com o Menino Jesus” e “Rosário Para Crianças”. A mais nova obra de Sarah acaba de ser concluída, um livro mariano para crianças. 

A jovem aconselha os pais a acompanharem e escolherem as leituras dos filhos. “As crianças passam basicamente os primeiros 18 anos de sua vida consumindo conteúdos educacionais na escola, que como diz a palavra, educam e constroem o conhecimento de mundo delas. Mas são os pais que vão formar seus filhos. Por isso, os responsáveis precisam acompanhar e selecionar as leituras para filtrar e formar o filho de acordo com seus princípios. Quem produz os conteúdos infantojuvenis contribuem, mas quem forma, são os pais”, opina.

Livro – Maria Passa na Frente (Sarah Sabará) / Foto: Arquivo

Processo editorial

Segundo o supervisor de designer, Roberto Moreira Pedro Júnior, o processo editorial dos livros infantis segue o seguinte princípio: após uma reunião entre a editora Canção Nova e o departamento infantil é definido o cronograma de livros a serem lançados no ano. Com essa informação em mãos, os autores são definidos e começam a trabalhar nos roteiros. Com o roteiro definido inicia-se a etapa da ilustração, onde o artista responsável pelo projeto começa a rascunhar a arte da capa do livro para aprovação da supervisora geral.

Nesse tempo, o diagramador aplica o texto no software de diagramação, usando as informações definidas na base do projeto: número de páginas, medida etc. Com tudo aprovado, segue a fase de desenvolvimento do livro: ilustração, pintura digital, diagramação e finalização do livro. Após seu término, autor, revisor ortográfico e supervisora geral o analisam. Com tudo aprovado, o livro é enviado à gráfica para impressão e distribuição.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo