Encontro Mundial das Famílias: divulgado o último vídeo preparatório

Sétimo vídeo tem como título “Crescer no amor” e tem relação com a catequese “licença, obrigado, desculpe”

Da redação, com Vatican News

Foto: Pexels por Pixabay

Sete catequeses, sete testemunhos em vídeo. Este foi o material divulgado pela Diocese de Roma ao longo da fase preparatória para o X Encontro Mundial das Famílias que será iniciado nesta quarta-feira, 22.

O último vídeo traz o relato de Sara e Gianluca. Casados há dez anos, eles são pais de duas meninas, trabalham, mas sobretudo se comprometem com o serviço na paróquia, no centro de acolhida de Santa Maria Madre del Redentore, no Tor Bella Monaca.

“O centro de acolhida – explicam – é um lugar em que as crianças do jardim de infância ao ensino médio frequentam para fazer as tarefas de casa, para viver juntas, brincar, fazer catecismo, participar de atividades esportivas e ter um exemplo diferente à sua frente, pois são todas crianças e jovens com famílias em dificuldade, que podem ser dificuldades econômicas, sociais e diferentes tipos de dificuldades”.  

Em outras palavras, ali as crianças conseguem “Crescer no amor”, como diz o título do curta-metragem que conta a experiência desse casal.

O curta-metragem tem relação com a catequese “licença, obrigado, desculpe”, três palavras muito queridas ao Papa Francisco.

Sexto vídeo

Os avós e os idosos estão no centro do sexto vídeo, divulgado no final do mês de maio. Na produção, é contada a história de Roberto Oliva, campeão italiano de kickboxing. Mas a habilidade no ringue não é seu único talento: ele é muito bom com fantoches. Um legado que lhe foi dado por seu avô Carlo Piantedosi.

Oliva conta isso no curta-metragem “Herdando uma paixão”, que remete a uma tradição genuinamente romana e, acima de tudo, faz entrar na vida de uma família unida, na qual os avós desempenham um papel importante.

Vídeos anteriores

Cinco filhos, uma mãe e um pai. Uma casa em que já não existe mais e a necessidade de reconstruir quase tudo do zero. É a história de Gianluca, Caterina e seus três filhos que, poucos dias antes do último Natal, viram sua casa ser devorada por um incêndio. O relato da família é o foco do quinto vídeo lançado pela Diocese de Roma. Seu tema é: “Confiar na providência”.

O quarto vídeo, lançado em abril, é intitulado “Acolher com amor”. O curta-metragem tem como protagonista uma família de Roma: uma mãe, um pai e três filhas. Após a tentativa de ter um quarto filho e os abortos espontâneos, os pais escolheram adotar uma menina com deficiência grave, Manuela. Para contar a história desta “família normal-especial” está Alessia, a filha mais velha de vinte anos.

“Compartilhar a vida” é o título do terceiro vídeo que acompanha a catequese “Nazaré: tornar o amor normal”, e conta uma experiência original de vida comunitária entre diferentes famílias.

O segundo, “Viver o perdão”, acompanha a catequese “Chamado à santidade” e conta a história de um casal romano que, apesar de passar por uma grave crise conjugal, consegue redescobrir a força e a beleza de seu casamento.

O primeiro vídeo teve como título “Dar o nome”, se refere à catequese intitulada “Vocação e família” e tem como protagonista uma parteira de uma clínica romana.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo