Crianças e adolescentes participaram de uma Via-Sacra promovida pela Pastoral do Menor no centro de São Paulo. Este ano, o percurso trouxe à cena o clamor da natureza, unindo espiritualidade e consciência ecológica de forma lúdica e tocante.
Reportagem de Nathália Cassiano e Gilberto Pereira
Uma peregrinação espiritual. Caminho que permite aos fiéis refletirem a trajetória que Jesus Cristo fez até o Calvário. E este ano é uma Via-Sacra histórica, pois os peregrinos celebram 35 anos da pastoral do Menor 2025.”O grito dos mais vulneráveis se une ao da natureza, e vai trazer para essa cidade a sensação e a experiência de uma fé que traz a vida e não a morte”, disse o frade franciscano, frei Narx Rodrigues.
Nas cinco estações, os fiéis percorrem os principais pontos do centro da cidade voltados para o tema da Campanha da Fraternidade, que aborda a Ecologia Integral. A via crucis começou com a benção do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer. ” Um momento religioso que estamos para iniciar a semana santa. Via-Sacra sempre nos lembra que Jesus carregou a cruz dos nossos pecados e de todo a humanidade”, falou o arcebispo de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer.
São mais de mil crianças que se reúnem nas ruas de São Paulo para ter uma vivência concreta da fé. “Então nós especificamos cinco estações, na primeira nós vamos denunciar o meio ambiente que está sendo destruído, na segunda estação nós vamos encontrar Sirineu, ele vai representar nosso papel de carregar essa cruz e também cuidar desse meio ambiente, e melhorar essa realidade. Em seguida vamos ter Jesus se encontrando com as mulheres, que vai dar esse depoimento de cuidado, de ir de encontro ao outro, chegando na São Francisco nós vamos reviver o calvário, lá nós teremos Jesus crucificado, caminharemos até a escadaria da catedral e vamos viver a ressureição, com um planeta restaurado, transformando a escadaria em um belo jardim”, relatou a responsável da Pastoral do Menor, Sueli Camargo.
A Via-Sacra encenada pelas crianças e adolescentes oferece uma oportunidade de reviver a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, de forma lúdica, eles trazem o grito do planeta e o cuidado com a Casa Comum.
Yan interpreta Jesus e conta sua experiência. “É muito legal, porque eu nunca participei, e quero fazer para honrar Jesus também”, concluiu o ator da Via-Sacra, Yan Nicollas.