Basílica de São João de Latrão

Em Roma, franciscanos celebram os 800 anos da confirmação da Regra

Membros da família franciscana estarão reunidos na tarde desta quarta-feira, 29, na Basílica de São João de Latrão, para uma liturgia festiva

Da redação, com Vatican News

Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana diante da Regra exposta na igreja superior da Basílica de São Francisco, no dia 16 de setembro passado/ Foto: Sala Stampa Sacro Convento

Nesta quarta-feira, 29, completam-se exatamente 800 anos desde a confirmação pelo Papa Honório III, no Palácio Apostólico de São João de Latrão, em Roma, da Regra Bulada dos frades menores redigida por São Francisco. 

Leia mais
.: Papa sobre a Regra de São Francisco: “caminho de abertura para Deus”

A carta original de Honório III é um documento perfeitamente legível, escrito em folha de pergaminho, que inclui o texto da Regra devidamente autenticado e registrado. A autenticação é confirmada por um selo. O nome da Regra Regula Bullata – Regra confirmada por uma bula, deriva desse selo (em latim, bulla). A carta tem a data de 29 de novembro de 1223, por isso, a Regra é também conhecida como a Regra de 1223.

Celebração da família franciscana

Para celebrar este aniversário, que ao mesmo tempo é de grande valor histórico, carismático e espiritual, os membros da grande família franciscana – frades, religiosas, leigos pertencentes às três Ordens fundadas por Francisco – são convidados a ir à Basílica de São João de Latrão em Roma, às 15h (horário italiano) desta quarta-feira. No local, haverá uma liturgia que terá o sabor da festa, da reflexão e do aprofundamento deste texto base de toda a experiência espiritual franciscana.

A celebração será presidida pelo arcipreste da Basílica e vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis. Ele lerá uma mensagem enviada pelo Santo Padre a todos os franciscanos e mulheres franciscanas do mundo, para renovar o convite à fidelidade criativa às intuições de São Francisco na Igreja de hoje, em caminho sinodal e em saída às periferias da história e da sociedade.

A celebração será transmitida no site oficial do centenário franciscano (2023-2026). O pergaminho original da Regra Bulada, com o selo papal, é guardado e exposto aos visitantes e peregrinos na Basílica de São Francisco de Assis.

*Com Sala Stampa – Sacro Convento di San Francesco 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo