Última sessão do ano

Em reunião do C9, Papa manifesta preocupação com conflitos no mundo

Na sessão de dezembro, Francisco refletiu com os cardeais sobre diversos temas da atualidade, entre eles: colegialidade, papel da mulher e crises globais

Da redação, com Vatican News

Foto: Stefano Costantino SOPA Images via Reuters

A colegialidade na Igreja, o papel das mulheres, o recente Sínodo, a implementação da constituição apostólica Praedicate Evangelium nas Cúrias diocesanas, o tema dos núncios, preocupações e esperanças pela situação mundial em meio a crises e conflitos foram os assuntos tratados durante a sessão de dezembro do Conselho de Cardeais, o chamado C9. O grupo de trabalho é composto por nove cardeais que assessoram e aconselham o Papa Francisco.

A reunião – a última de 2024, após as de fevereiro, abril e junho – ocorreu na segunda-feira, 2, e na terça-feira, 3, na Casa Santa Marta, com a presença do Papa, dos cardeais do Conselho e do secretário. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, “nos diversos encontros da sessão, foram abordados vários temas”, começando com o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, que tratou sobre a colegialidade na Igreja, discutindo a relação entre Igreja particular e assembleias eclesiais, para, em seguida, prosseguir com uma conversa comum sobre o Sínodo recém-concluído.

Papel das mulheres e dos núncios

Além disso, durante as reuniões, “foi aprofundado o tema do papel feminino na Igreja, buscando uma síntese das questões levantadas ao longo das últimas quatro sessões do Conselho”.

Por fim – continua o comunicado –, “foi dedicado tempo ao estudo e à implementação dos princípios e critérios da constituição apostólica Praedicate Evangelium nas Cúrias diocesanas e ao tema ‘O papel dos Representantes Pontifícios numa perspectiva sinodal missionária’, em conversa com o arcebispo de Bombaim e presidente do respectivo grupo de estudo”, Cardeal Oswald Gracias.

Reflexão sobre a situação da Igreja e do mundo

Como sempre, informa ainda a Sala de Imprensa vaticana, o Conselho foi uma ocasião para uma reflexão abrangente sobre a situação da Igreja e do mundo nas várias regiões de origem dos cardeais, para compartilhar as preocupações e as esperanças em relação às condições de conflito e crise em curso. A próxima sessão do C9 está prevista para abril de 2025.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo