A Igreja Católica em Recife reinaugurou a imagem centenária de Nossa Senhora da Conceição no Morro que leva o mesmo nome. Destaque do quadro Você Repórter.
Reportagem de Victor Cruz
Imagens de Victor Cruz, Comunicação Santuário N. Sra. da Conceição
A retirada do manto azul que cobria a imagem foi festejada com cânticos marianos, fogos de artifícios e projeções de luz. Do alto do morro pode ser vista de várias partes do Recife e se tornou símbolo de devoção mariana na capital pernambucana. “Então esse momento é muito importante porque depois de 11 anos a imagem passa de novo por um processo de restauração”, afirmou o reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Emerson Borges.
A imagem foi trazida da França em 1904. Ela tem 100 anos, mede 3,5 m e pesa quase 2 toneladas. A reinauguração foi marcada com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Josivaldo Bezerra. “Para nós recifenses pernambucanos é uma importância muito grande, porque Nossa Senhora é a mãe de Jesus, é a Imaculada Conceição e nós acompanhamos esse período tão bonito, essa revitalização dessa imagem traz alegria para todos nós devotos da Imaculada Conceição de Maria”, expressou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Josivaldo José Bezerra.
Na restauração que durou 45 dias, foram corrigidos pontos de oxidação e parte da pintura dourada original, devolvendo ao monumento o brilho histórico. “A graça de Deus e do nosso Senhor nos acompanha e ela mais bonita ainda, com certeza nos levará a essa experiência de devoção e de fé”, completou o padre.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição volta a brilhar no alto do morro, motivando ainda mais a fé e a esperança de milhares de devotos.