Missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE) marcou reabertura do santuário cujo teto desabou em agosto do ano passado
Reportagem de Luciana Falcão
Imagens e edição de Wagner Santana
Narração de Adilson Sabará
Após nove meses da tragédia que tirou duas vidas e deixou 25 feridos, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Recife (PE), recebeu fiéis e autoridades para a dedicação do altar e da Igreja em Missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
“Nós agradecemos a Deus porque hoje estamos entregando à comunidade o santuário refeito, reconstruído, digno, pronto para acolher como a Casa da Mãe a todos que aqui vem. A reconstrução da Igreja física, do prédio, na verdade é também uma reconstrução psíquica, emocional, espiritual de toda comunidade”, expressou o arcebispo.
Dom Paulo Jackson recebeu o termo de conclusão da obra e a chave do novo santuário. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra constatou: “uma noite em que a gente entrega o que a gente se comprometeu com a sociedade, com as pessoas que são devotas de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do nosso povo recifense, pernambucano. É uma Igreja totalmente restaurada, que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do povo de Pernambuco”.
Sobre o altar, para honrar os mártires da fé, foram depositadas as relíquias de Santa Maria Goretti e São Frei Galvão. Com o óleo do crisma, o arcebispo ungiu o altar e as paredes do santuário. A fumaça do incenso elevada ao céu simboliza os louvores e a oração do povo de Deus.
“É um dia de louvor, de ação de graças a Deus por tudo o que nós conseguimos viver nessa travessia, chegando ao outro lado da margem com felicidade e muita esperança”, refletiu o reitor do santuário, padre Emerson Borges.
O santuário de Nossa Senhora da Conceição é uma das igrejas mais visitadas de Recife. Em dezembro, a festa da padroeira recebe cerca de um milhão de fiéis, que sobem o morro para homenageá-la.