TRADIÇÃO RELIGIOSA

Em Minas Gerais, milhares de peregrinos celebram a Santíssima Trindade

Milhares de fiéis se reuniram em Tiradentes para celebrar a Santíssima Trindade. Há mais de 200 anos, a tradição mantém viva uma das expressões religiosas mais marcantes da cidade.

Reportagem de Isaque Valle e Ederaldo Paulini

Há 250 anos, uma devoção se renova no tempo e toca o coração dos tiradentinos. Na cidade onde Minas se encontra com a fé, a Santíssima Trindade permanece como fonte de força, esperança e caminho que sustenta a caminhada de seu povo. Uma história que teve início no século XVIII.

“Ela surgiu com o ermitão Antônio Fraga. O ermitão era uma pessoa nomeada pela Igreja para difundir uma devoção. Ele conseguiu construir uma capela muito pequena. Mas, a partir daí, a devoção só foi aumentando. Então, demoliu aquela primeira capela, tendo em vista o grande número de pessoas que vinham aqui, e começou uma nova obra”, sublinhou o pároco da Matriz Santo Antônio de Tiradentes (MG), padre Alisson André Sacramento.

Ao longo do tempo, expressões da piedade popular também passaram a marcar a vida do santuário. Entre elas, está a tradicional subida para passar diante da imagem do Pai Eterno. Degrau por degrau, os peregrinos percorrem a escadaria, levando intenções, agradecimentos e a esperança do encontro com Aquele que é.

História e tradição seguem vivas e continuam a mover a vida de fé no santuário. A celebração da Solenidade da Santíssima Trindade faz com que o espaço seja tomado por fiéis que vêm à Santa Missa para agradecer e contemplar o amor do Deus uno e trino.

“Que riqueza para nós vermos essas pessoas simples e humildes que vêm participar da celebração. Também queremos renovar, neste dia da Santíssima Trindade, o compromisso de viver Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo em nossa vida”, afirmou o bispo de São João del-Rei (MG), Dom José Eudes.

O mistério de um só Deus em três pessoas não se esgota na compreensão racional, mas se revela na experiência concreta que cada fiel faz de sua misericórdia. Em meio às dificuldades da vida, o devoto Luciano Rezende encontrou nesse amor sustento e esperança.

“Eu tive uma lesão no joelho. Fiquei um mês afastado, achei que não conseguiria mais andar nem jogar bola. Graças a Deus, consegui voltar a andar e também a jogar bola”, testemunhou.

Gratidão que se expressa em gestos simples, como caminhar, rezar e contemplar de perto a beleza e a simplicidade do santuário.

“A Santíssima Trindade representa bênção, proteção, amparo e segurança. Eu acho que é a fé que nos move a seguir em frente e a ter a certeza de que dias melhores virão”, completou a devota Andreza Carazza Camarano.

Confiança depositada na Trindade Santa. Fé que permanece viva e segue sustentada pela certeza de que o Pai continua a acolher cada súplica, por meio do Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content