O ÚLTIMO ADEUS

Em Mercês (MG), fiéis e religiosos se despedem de Dom Affonso

A missa de exéquias de Dom Affonso foi realizada no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Mercês, em MG, onde será enterrado

Thiago Coutinho,
Da redação

Fiéis chegam ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Mercês para a missa de exéquias de Dom Antônio Affonso de Miranda / Foto: Mauriceia Silva (CN)

Em Mercês (MG), onde passou seus últimos anos, foi realizada nesta terça-feira, 12, a missa de exéquias de Dom Antônio Affonso de Miranda — o bispo emérito mais idoso do Brasil e um grande amigo e incentivador da comunidade Canção Nova.

Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), celebrou a missa, que teve início com uma breve biografia do finado religioso. Dom Affonso foi bispo durante cinco anos em Lorena (SP), Campanha (MG) e, por fim, Taubaté (SP), onde ficou até 1996, quando se tornou emérito.

Consagrou-se ainda como jornalista, conferencista e foi autor de inúmeras obras. Junto ao Monsenhor Jonas Abib, auxiliou na gênese do que viria a se tornar a Comunidade Canção Nova.

“Um homem justo, um homem honesto que viveu todas as glórias de Deus”, disse Dom Airton. “Soube transmitir a Palavra de Deus pelos longos anos que vive. Este nosso irmão deixou um rastro a ser seguido, que podemos santificar para justificar a nossa existência”, acrescentou.

O bispo de Mariana ainda recordou o apóstolo Paulo, quando explica a passagem em que discute a ressureição. “Ainda hoje estará comigo no paraíso’, diz Jesus. E Dom Affonso está com Ele. Esta meditação de hoje nos faz pensar nisto”, ponderou.

Dom Airton recordou os diversos momentos em que esteve com Dom Affonso. “Nossos encontros eram recheados de sua sabedoria, pelo amor à Eucaristia. E aqui traduzimos os dois grandes mandamentos de Deus: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo. E amar os irmãos não é tão simples. É preciso romper esses limites. E como amamos a Deus? Amando ao próximo. Que a Eucaristia nos ajude a sermos, também nós, inspirados a nos deixar inspirar, e encontrar em Cristo a ajuda para trilhar este caminho, num tempo repleto de dificuldades a todos nós”, observou.

Dom Airton recordou as últimas palavras de Dom Affonso quando estiveram juntos. “’Vou, mas vou esperar por todos vocês’. Saibamos imitá-lo em vida para conquistarmos a promessa de Jesus de contemplar Deus face a face”, finalizou.

O corpo de Dom Antônio Affonso de Miranda será enterrado no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Mercês.

A intrínseca relação com a Canção Nova

Ainda arcebispo de Lorena, no interior de São Paulo, Dom Affonso incentivou que o então Padre Jonas desse início a um trabalho de evangelização inspirado na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, assinada pelo Papa Paulo VI.

Para isso, Dom Affonso pediu que Padre Jonas inspirasse primeiro os jovens. Nascia ali, nos idos de 1978, a Comunidade Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo