Dom Edson Oriolo

Em livro, bispo reflete sobre ação pastoral e eclesial na pandemia

Dom Edson Oriolo é autor do livro sobre ação pastoral nesses tempos de pandemia, lançado pela Edições CNBB

Da Redação, com CNBB

O bispo de Leopoldina (MG), Dom Edson Oriolo, aborda, em um novo livro, a ação pastoral e eclesial nesses tempos de pandemia. Intitulado “A Ação Pastoral na dinâmica do novo normal” o livro foi lançado pela Edições CNBB, a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A obra visa iluminar o pensamento da dinâmica evangelizadora da Igreja diante da crise pandêmica que assola o Brasil e o mundo. Dom Edson escreveu uma série de artigos em que analisa o impacto da pandemia no agir da missão, a fim de trazer luzes para a ação pós-pandemia.

“Dessa maneira, penso que poderão nos ajudar a reorganizar, reinventar, repensar, redesenhar e redescobrir estratégias e metas para que – criativos e ativos – alcancemos os objetivos Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2019-2023”, afirma.

A série de artigos aborda temas que ajudam a pensar a evangelização nos dias atuais. O texto foi elaborado a partir de três eixos: a perspectiva eclesiológica, a perspectiva midiática e a perspectiva pastoral. Estão didaticamente divididos em capítulos intitulados “olhares”.

O bispo sugere que esses artigos sejam analisados à luz dos objetivos da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), como um apoio para uma leitura da ação pastoral. “Não aconselhamos que sejam lidos de uma só vez: é interessante que, de acordo com a realidade vivenciada, sejam refletidos com as forças vivas das paróquias, comunidades eclesiais missionárias, pastorais, movimentos etc”, explica o bispo.

Dom Edson salienta que a crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19 repercute na ação evangelizadora, levando a refazer planos, adiar compromissos, reconsiderar metas.

“Modifica grandemente projetos e ações imediatas, imperativos para cumprir a missão de evangelizar, sobretudo o anúncio da Palavra de Deus, a administração dos Sacramentos e o cuidado para com os últimos da sociedade”, afirma o bispo, destacando que a missão da Igreja no Brasil é importantíssima e não pode parar.

O livro está disponível para venda no site da Editora da CNBB: www.edicoescnbb.com.br

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo