Santa Missa no dia 24 de janeiro, às 10h, marcará o jubileu de dedicação do templo, um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil
Da Redação, com Santuário Santa Paulina

Santuário de Santa Paulina em Nova Trento (SC) /Foto: Divulgação – Santuário Santa Paulina
O Santuário Santa Paulina em Nova Trento (SC) completa duas décadas de história e devoção neste ano. Uma Celebração Eucarística no dia 24 de janeiro, às 10h, marcará o jubileu de 20 anos de dedicação do templo, um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil. A data oficial da dedicação é o dia 22 de janeiro, mas a festividade foi transferida para o sábado para facilitar a participação de peregrinos, devotos e da comunidade local.
A Santa Missa será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton, e contará com a presença da diretoria do Santuário, do atual reitor e das religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. O momento será marcado por um reencontro histórico, com a participação de padres e antigos reitores que dedicaram seus serviços ao santuário ao longo destas duas décadas.
Mais do que celebrar a estrutura física inaugurada em 2006, o evento exalta o legado de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil, e o profundo impacto espiritual e econômico que o Santuário exerce sobre Nova Trento e todo o estado. “Celebrar 20 anos da dedicação deste Santuário é reconhecer que ele se tornou uma verdadeira tenda de escuta para o povo de Deus. Queremos convidar a todos para renovar sua fé neste solo sagrado”, destaca a diretora do Santuário, Irmã Helena Rosa.

Construção do Santuário Santa Paulina em Nova Trento (SC) /Foto: Divulgação Santuário Santa Paulina
Um Marco de Fé e Acolhida
Com o tema “Santuário – tenda de acolhida e escuta” e o lema inspirado em Santa Paulina, “Passo a passo, sempre em frente”, a celebração reflete a missão do complexo em acolher os milhares de fiéis que visitam o local anualmente.
A escolha do tema remete à passagem bíblica de Isaías 54, 2-3: “Alargue a sua tenda, estenda bem as cortinas das suas habitações, firme bem as suas estacas”, reforçando o compromisso do Santuário em ser um espaço de refúgio espiritual e crescimento comunitário.




