Espírito de Assis

Em conexão com o Papa, Assis terá iniciativa de oração pela paz

Oração inter-religiosa será seguida pela conexão com a Praça São Pedro, onde o Papa presidirá um momento de oração

Da Redação, com Vatican News

Basílica de São Francisco em Assis, na Itália / Foto: Achim Ruhnau na Unsplash

O próximo dia 27 de outubro será um dia de oração pela paz no mundo, convocado pelo Papa Francisco. Esta data marca o 37º aniversário do “Espírito de Assis”, que recorda o histórico encontro inter-religioso de oração pela paz em 1986, desejado por São João Paulo II, e que reuniu lideranças de diversas religiões. Em unidade a Francisco e recordando o Espírito de Assis, uma nova mobilização pela paz.

A iniciativa de oração para toda a Igreja foi anunciada pelo Papa Francisco na última quarta-feira, 18. “Decidi convocar um dia de jejum e oração na sexta-feira, 27 de outubro, um dia de penitência para o qual convido os irmãos e irmãs das várias denominações cristãs, aqueles que pertencem a outras religiões e todos os que prezam a causa da paz no mundo, a participarem como acharem adequado”.

O presidente da Comissão Espírito de Assis, padre Tonio Dell’Olio, comentou a necessidade de se rezar pela paz. “Num clima dramático de ódio, inimizade e violência, somente o tênue fio da espiritualidade e da oração pode manter viva a fraternidade. Por isso permanecemos ainda mais fiéis ao espírito de Assis, cujo processo começou há 37 anos. A nós, a incumbência de continuar em plena sintonia com o Papa Francisco e com os líderes religiosos de todas as partes do mundo”.

Programação

A programação deste ano é caracterizada por vários momentos a partir de quinta-feira, 26 de outubro, às 10h, horário local, no Santuário do Despojamento em Assis. Lá, haverá um encontro de aprofundamento para as escolas, com o objetivo de apresentar aos jovens o Espírito de Assis e o que ali aconteceu há 37 anos.

Na tarde do dia 27 de outubro, às 16h30 (hora local), encontro na Porciúncula, dentro da Igreja Santa Maria dos Anjos, com a oração inter-religiosa pela paz com representantes de diferentes religiões. O momento será seguido pela conexão com a Praça São Pedro para o momento de oração pela paz com o Santo Padre.

No sábado, 28 de outubro, a partir das 16h30 (hora local), na Sala de Conciliação do Município de Assis, será realizado o seminário intitulado: “As religiões podem parar a guerra?”, na qual participarão o bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno, dom Domenico Sorrentino, a prefeita de Assis, Stefania Proietti, padre Tonio Dell’Olio, Piero Damosso, jornalista Tg1 e autor do livro “A Igreja pode parar a guerra?”, o franciscano padre Enzo Fortunato e Rita Moussalem, responsáveis pelo diálogo inter-religioso do Movimento dos Focolares.

Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant’Egidio, estará conectado e será transmitido o testemunho de Victor Fadlun, presidente da Comunidade Judaica de Roma.

No domingo, 29 de outubro, às 12h, na Basílica Superior de São Francisco, terá lugar a Celebração Eucarística presidida por Dom Sorrentino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo