Cáritas

Em coletiva, padre comenta situação humanitária na Ucrânia

Secretário-geral da Caritas-Spes Ucrânia, padre Grynevych, relata situação no país; Há três meses, Ucrânia vive conflito com a Rússia

Da Redação, com Vatican News

Multidão de Ucranianos à espera de ajuda humanitária / Foto: Reprodução Reuters

A Caritas Internacional organizou uma coletiva para atualizar as informações sobre o trabalho da Confederação da Cáritas na Ucrânia e a situação humanitária no país. Em meio aos palestrantes, estava o secretário-geral da Caritas-Spes Ucrânia, Padre Grynevych. 

Na entrevista, o sacerdote destacou o heroísmo dos voluntários e contou a história de uma criança que lhe descreveu a diferença entre o barulho da chuva e o barulho das bombas.

O presbítero relatou sobre os horrores de quase três meses de guerra e a tarefa de dar forma e conteúdo a uma solidariedade criativa, um pedido do Papa. 

O secretário-geral demonstrou gratidão àqueles que, de todos os cantos do planeta, demonstraram com ação sua proximidade com o povo ucraniano e, ao mesmo tempo, a consciência de que há e ainda haverá muito a ser feito. 

Solidariedade desde o início do conflito

Desde o início do conflito, as duas organizações da Cáritas Ucraniana (Cáritas Ucrânia e Cáritas Spes Ucrânia) têm estado ao lado da população prestando assistência humanitária. 

Todas as organizações da Cáritas nos países vizinhos, incluindo Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Romênia e Moldávia estão na vanguarda da assistência aos milhões de refugiados que fogem da guerra.

Esses refugiados também são apoiados por outros membros da Confederação da Cáritas. 

Entrevista

Padre Grynevych, na entrevista que o senhor nos concedeu para o Natal, há quase cinco meses, o foi enfatizada a importância de estar perto dos mais necessitados e de promover o diálogo entre as gerações. A guerra, então, era uma hipótese mais ou menos remota, enquanto que hoje é uma triste realidade. O que vocês precisam, hoje, quase três meses após o início do conflito?

Padre Grynevych: Antes da guerra, vimos tantas vezes uma indiferença entre os povos, não só na Ucrânia, mas em tantos países. Pensei que as diferenças poderiam ser um problema, entre religiões, e de idade precisamente. Hoje, ao invés disso, as diferenças são uma riqueza para nosso povo, elas podem nos dar a força para estarmos juntos como um só corpo. Agora, nosso país está verdadeiramente unido. Estamos todos em uma missão, chamados a responder a esta crise humanitária, à guerra. Uma oportunidade de unir nossas forças e um convite a outros países. A guerra é muito ruim, é claro, mas podemos estar unidos. O Papa nos pede para sermos uma Igreja em saída, e eu acho que vemos esta Igreja hoje na Ucrânia. Como Cáritas, devemos continuar nossa missão de desenvolver a paz não apenas na Ucrânia, mas em todos os países do mundo.

Ontem, o senhor encontrou o Papa. O que ele disse?

Padre Grynevych: Gostei muito do nosso encontro. Falamos-lhe da nossa experiência de unidade, todos juntos, que, como Cáritas, temos nós e os bispos. A presença comum nas igrejas, nas casas. Há também voluntários não católicos que estão ao nosso lado, que querem dar uma ajuda. O Papa disse que isto é o que ele quer. Suas palavras são uma bênção, uma esperança. Não estamos sozinhos, vamos juntos pelo bom caminho, o da ajuda humanitária para todos.

Há alguma história em particular desses três meses que o senhor gostaria de compartilhar conosco?

Padre Grynevych: Há muitas histórias. Penso naquele menino que me encontrou e explicou a diferença entre o barulho da chuva e o barulho das bombas. Ele me disse isto com naturalidade, mas eu sei que nunca esquecerá isto. Penso também em um lugar que visitei onde há tantos bombardeios. Nas salas de uma igreja, estão refugiadas muitas mulheres idosas. Uma em particular, a mais velha de todas, me disse que sua missão é cantar. Eu lhe pedi para que fizesse isso e ela começou a cantar canções tradicionais ucranianas e percebi que muitas das nossas canções falam do sofrimento, das dificuldades das guerras, mas também do amor. A solidariedade. Esta mulher é hoje uma testemunha. Sua vocação é estar lá neste momento. Ela gostaria de estar com seus netos, mas estamos todos separados: avós de netos, maridos de esposas. Esta é uma das consequências mais atrozes da guerra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo