ANO SANTO 2025

No Jubileu, é fundamental que fiéis se aprofundem na oração, diz bispo

Em cada diocese do mundo, o Jubileu de 2025 será aberto no dia 29 de dezembro; veja a programação na Diocese de Lorena, onde a Canção Nova está inserida

Fernanda Lima
Da Redação

“Para viver bem este Ano Jubilar, é fundamental que os fiéis se aprofundem na oração, participem ativamente dos sacramentos, especialmente da Eucaristia e da Confissão, e pratiquem a caridade”, afirma Dom Wladimir / Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

Celebrado a cada 25 anos, o Ano Jubilar Ordinário é um momento significativo na história da Igreja. O próximo jubileu terá início no dia 24 de dezembro deste ano, e perdurará até 6 de janeiro de 2026. Um tempo de graças, propício para a oração e conversão.

“O Ano Jubilar de 2025 será um tempo de abundante graça, repleto de atividades e reflexões espirituais que convidam os fiéis a renovar seu compromisso com a fé, celebrando a infinita misericórdia de Deus. Com a Bula Spes non Confundit, que significa ‘A Esperança Não Decepciona’, o Papa Francisco inaugura este tempo de esperança, destacando temas como reconciliação, perdão e promoção da paz, essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, explica o bispo diocesano de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Dom Wladimir, bispo da diocese de Lorena / Foto: Arquivo Pessoal

Em cada diocese do mundo, o Ano Jubilar será aberto no dia 29 de de dezembro, e só terminará no dia 28 de dezembro de 2025. Diferente de como ocorreu em 2015, no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, desta vez não serão abertas Portas Santas nas dioceses, apenas em Roma. No entanto, todos os fiéis poderão vivenciar este tempo plenamente.

“Para viver bem este Ano Jubilar, é fundamental que os fiéis se aprofundem na oração, participem ativamente dos sacramentos, especialmente da Eucaristia e da Confissão, e pratiquem a caridade. Esse caminho espiritual, aliado à reflexão sobre o tema do Jubileu (Peregrinos da Esperança), inspirará uma transformação pessoal e comunitária”, indica Dom Wladimir.

Em cada Catedral do mundo, haverá uma cerimônia especial para a abertura do Ano Santo. A Diocese de Lorena é uma das que já estão se preparando para esta ocasião.

“A Diocese está se preparando para celebrar o Jubileu do Ano Santo de 2025 com uma programação que reflete a importância desse evento para a renovação espiritual da comunidade. A abertura do Ano Jubilar ocorrerá no dia 29 de dezembro, às 15h, com uma concentração e cerimônia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguida de uma procissão até a Catedral, onde será celebrada a Santa Missa Solene, às 16h, na praça da Catedral”, destaca o bispo.

Reflexões e Celebrações em 2024

Neste ano, a pedido do Papa Francisco, toda a Igreja viverá o Ano da Oração a fim de se preparar para o Jubileu. Diante disso, a Diocese de Lorena organizou uma série de encontros que estão sendo realizados nas cidades que compõe a diocese. Confira a programação para os próximos meses:

05/10 – Setor Cachoeira Paulista: Santuário São Miguel Arcanjo – Piquete (SP);
19/10 – Setor Cachoeira Paulista: Paróquia Santo Antônio – Cachoeira Paulista (SP);
26/10 – Setor Cruzeiro: Paróquia Imaculada Conceição – Cruzeiro (SP);
09/11 – Setor Vale Histórico e Estância Climática: Paróquia Sant’Ana – Areias (SP);
16/11 – Setor Lorena: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Lorena (SP);
23/11 – Setor Vale Histórico e Estância Climática: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cunha (SP) (Fazenda Boa Vista).

Celebrações durante o Ano Jubilar

Além disso, algumas datas importantes para celebrações ao longo do Ano Jubilar já foram definidas:

17/04/2025 – 10h: Jubileu dos Presbíteros – Missa do Crisma – Catedral Nossa Senhora da Piedade;
10/08/2025 – 19h: Jubileu dos Diáconos Permanentes – Catedral Nossa Senhora da Piedade;

Outras celebrações, como os jubileus dos Catequistas, MECE, Acólitos, Coroinhas, Movimentos, Associações, Religiosos, Juventude, e Famílias, estão em processo de definição e serão comunicadas oportunamente.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo