Decisão do Papa

Dom Valter Magno é nomeado bispo de Ituiutaba (MG)

Papa Leão XIV nomeou Dom Magno e acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Irineu Andreassa, que era quem governava a diocese de Ituiutaba

Da redação, com CNBB

Dom Valter Magno de Carvalho /Foto: Divulgação CNBB

O Papa Leão XIV acolheu nesta quinta-feira, 22, o pedido de renúncia apresentado por Dom Irineu Andreassa, da Ordem dos Frades Menores (OFM), ao governo da diocese de Ituiutaba (MG). Vai suceder a Dom Irineu o bispo titular de “Giufi” e auxiliar na arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem de agradecimento ao agora bispo emérito e saudação ao bispo que assumirá nova missão.  

A Dom Valter Magno, os bispos manifestaram alegria pela notícia da nomeação. “Agradecidos por sua disponibilidade em servir à Igreja como seu pastor, desejamos que seu governo pastoral produza bons frutos nesta Igreja Particular. Confiamos seu ministério e a sua nova missão à intercessão de São José, padroeiro da diocese Ituiutaba”, escreveram os membros da presidência da CNBB.

Na mensagem a Dom Irineu Andreassa, os bispos deixaram o reconhecimento e gratidão pela doação de seu ministério episcopal à Igreja. “São 16 anos de episcopado cuja história e vida se misturam à história das dioceses de Lajes e Ituiutaba. Como pastor, o senhor deixou um legado de cuidado e atenção aos mais pobres e de fortalecimento dos laços de fraternidade. Sua atuação na formação de lideranças, na promoção da paz e na defesa dos valores cristãos inspirou e continua a inspirar muitos fiéis e comunidades”, finalizaram.

Biografia e trajetória eclesial de Dom Valter Magno

Nascido em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova (MG) -, dom Valter Magno de Carvalho é o primeiro dos seis filhos de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.

Iniciou os estudos na escola estadual Urquisa Diniz Chagas, distrito de Palmital dos Carvalhos, Senhora dos Remédios (MG). Depois passou a estudar em Carandaí (MG), na escola estadual Deputado Patrús de Souza e na escola municipal Abeilard Pereira. Ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, da arquidiocese de Mariana (MG) no ano de 1989. Em 1991 ingressou no seminário maior São José da mesma Arquidiocese, onde cursou Filosofia e Teologia. Obteve o bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG). Foi ordenado presbítero no dia 23 de agosto de 1997, em Palmital dos Carvalhos (MG).

Ao longo dos 23 anos de sacerdócio exerceu diversos ofícios na arquidiocese de Mariana: diretor da Comunidade do Propedêutico; assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar; administrador da Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida; pároco da paróquia São José Operário, em Barbacena; coordenador do Curso de Teologia para leigos, em Barbacena; pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês; pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena; vigário episcopal; reitor do Seminário Maior São José e diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

Na arquidiocese de Mariana, quando era padre, dom Valter participou dos seguintes organismos: Conselho de Formadores do seminário maior São José; Colégio dos Consultores; Conselho Presbiteral; Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos; Conselho Arquidiocesano de Pastoral; Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação; Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

Nomeado pelo Papa Francisco bispo titular de “Giufi” e auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia, no dia 4 de novembro de 2020, dom Valter escolheu como lema episcopal: “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra). A Ordenação Episcopal aconteceu em 23 de janeiro de 2021, na basílica de São José Operário, em Barbacena (MG). A missa de apresentação na arquidiocese de Salvador foi realizada no dia 6 de fevereiro do mesmo ano.

Biografia e trajetória eclesial de Dom Irineu Andreassa

Dom Irineu Andreassa /Foto: Divulgação CNBB

Dom Irineu Andreassa nasceu em 15 de dezembro de 1949 em Iacri, na diocese de Marília, no Estado de São Paulo. Depois de ter estudado Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis, fez a profissão religiosa na Ordem dos Franciscanos dos Frades Menores em 30 de setembro de 1977. Sua ordenação sacerdotal foi em 16 de dezembro de 1978.

Como padre, dom Irineu exerceu seu ministério na arquidiocese de Ribeirão Preto e nas dioceses de Barretos, Franca, Jaboticabal e Marília. Ele foi nomeado bispo de Lages em 11 de novembro de 2009, no pontificado de Bento XVI, e recebeu a ordenação episcopal em 24 de janeiro de 2010. No dia 30 de novembro de 2016 foi nomeado, pelo Papa Francisco, como bispo para a diocese de Ituiutaba (MG).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo