Salvador

Dom Sergio toma posse como novo arcebispo primaz do Brasil

Novo arcebispo, Dom Sergio da Rocha motivou arquidiocese de Salvador a ser exemplo na primazia do amor e da caridade

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Dom Sergio da Rocha recebe báculo da Arquidiocese de Salvador / Foto: Reprodução Arquidiocese

O Cardeal Sergio da Rocha tomou posse, na noite desta sexta-feira, 5, como novo arcebispo primaz do Brasil, assumindo a condução da arquidiocese de Salvador (BA).

Em Missa celebrada na Catedral Basílica da Transfiguração do Senhor e transmitida pelas redes sociais, Dom Murilo Krieger saudou o novo arcebispo e entregou a Dom Sergio a bula papal, o documento que autoriza e nomeia o novo arcebispo metropolitano, e o báculo da arquidiocese.

Em sua homilia, Dom Sergio afirmou que, desde o primeiro momento de sua nomeação, voltou seu olhar e coração para a arquidiocese de Salvador como sua nova família. “Com amor de pai, de irmão e de amigo, assumo esta nova missão, com esperança e alegria”.

O cardeal refletiu sobre as leituras da Missa, destacando alguns aspectos que considerou de especial importância na celebração de posse, que indicam o caminho a seguir para o novo arcebispo e para a Igreja.

O primeiro aspecto se refere ao “amor de Deus”. Dom Sergio lembrou que a 1ª carta de João afirma (I Jo 4,7-16) que “Deus nos amou primeiro e enviou seu Filho, e acrescenta: “Se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros”, destacou o bispo.

A Igreja de Salvador é chamada a experimentar e a testemunhar o amor de Deus, em gestos concretos de serviço e solidariedade. É chamada a amar a todos, especialmente os mais sofredores. É chamada a amar, antes de ser amada. Amar com generosidade”, pontuou.

O cardeal destacou ainda a palavra do Evangelho (Jo 15,9-17) que diz: “fui eu que vos escolhi”, afirmando que a iniciativa é de Deus, o amor d’Ele vem primeiro. E lembrou que o Papa Francisco usou a expressão “emprimeirar”, significando que é preciso ser o primeiro na vivência do amor.

“Amar e servir por primeiro, de graça e por graça de Deus, sem esperar recompensa. Isso que vale para toda a Igreja, peço a Deus, nesta Eucaristia, que seja uma realidade cada vez mais vivida em Salvador. A arquidiocese primacial, a primeira do Brasil, seja conhecida pela primazia do amor fraterno, da caridade, da comunhão”, enfatizou.

Reveja a Missa de Posse do Cardeal Sergio da Rocha

A partir de agora, Dom Murilo Krieger torna-se arcebispo emérito e despediu-se da arquidiocese com o coração grato, como afirmou no encerramento da série “Palavra do Pastor”, que realizava diariamente.

Assista:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo