Mensagem de Natal

Dom Pizzaballa: saber ver Jesus para além do medo da covid

Patriarca latino de Jerusalém afirma que devemos nos tornar testemunhas do Emmanuel “Deus conosco”

Da redação, com Vatican News

Se este ano a pandemia da Covid-19 em todo o mundo marcou a vida civil e religiosa, provocando medos, revirando tudo, zerando projetos e desorientando a todos, Deus continua mostrando ao homem seus sinais.

É o que afirma, em síntese, em sua mensagem de Natal, o patriarca latino de Jerusalém, dom frei Pierbattista Pizzaballa, acrescentando que são os olhos do Espírito Santo que veem “os sinais que Deus provê para o homem: os sinais de Sua presença, de Seu poder escondido e de Seu Reino que aparecem dentro de nós quando Lhe damos um lugar”.

Dar espaço para a fé no Senhor Deus Menino

E o sinal, acrescenta o patriarca, é a criança na manjedoura, “que podemos facilmente deixar escapar”, “passar sem perceber, porque estamos tão envoltos em nossas ansiedades e medos”, fechados “em nossas perspectivas humanas, que não percebemos Sua presença”, que não deixamos “espaço para a fé” no Senhor Deus Menino.

Dom Pizzaballa assinala que é precisamente o medo que “nos impede de nos abrirmos e assim nos tornamos estéreis, em vez de responder ao nosso chamado a tornarmos portadores de Deus”.

Reconhecer mais uma vez, o sinal de Sua presença

Mas como os pastores do Evangelho que “acolheram o convite do anjo e partiram para ver e reconhecer naquele sinal, na criança colocada numa manjedoura, Cristo Senhor”, assim, convida o patriarca latino de Jerusalém, devemos nos deixar “guiar pelo Espírito, para reconhecer mais uma vez, apesar de tudo, na verdade de nossa realidade, o sinal de Sua presença”.

“Jesus veio para inverter nossos pensamentos, para surpreender nossas expectativas, para abalar nossa existência … para nos despertar da ilusão de que tudo é conhecido, tudo está sob controle, que o desânimo é a única resposta lógica à triste realidade de nosso mundo”, escreve em seguida dom Pizzaballa, que exorta a refletir sobre as escolhas de vida.

“Limitar-nos a olhar nossa realidade no mundo de hoje, assustados e governados por sua lógica de poder, ou saber perscrutar além e, com os olhos do Espírito, reconhecer a presença do Reino no meio de nós.”

Tornar-nos testemunhas do Emanuel – Deus conosco

Chefes de Igrejas de Jerusalém: no Natal, alegremo-nos com o dom de Deus para nós

Para o patriarca latino de Jerusalém, “olhar a realidade com os olhos do Espírito Santo, significa ter uma vida rica no Espírito Santo e, portanto, frutífera”, e assim fazer o Natal significa acreditar no nascimento de Jesus Cristo e em sua presença.

“Então cabe a nós nos tornarmos o sinal da grande alegria que advém deste fato, a alegria do Emmanuel – Deus conosco – e nos tornarmos suas testemunhas”, conclui dom Pizzaballa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo