Patriarca latino de Jerusalém afirma que devemos nos tornar testemunhas do Emmanuel “Deus conosco”
Da redação, com Vatican News
Se este ano a pandemia da Covid-19 em todo o mundo marcou a vida civil e religiosa, provocando medos, revirando tudo, zerando projetos e desorientando a todos, Deus continua mostrando ao homem seus sinais.
É o que afirma, em síntese, em sua mensagem de Natal, o patriarca latino de Jerusalém, dom frei Pierbattista Pizzaballa, acrescentando que são os olhos do Espírito Santo que veem “os sinais que Deus provê para o homem: os sinais de Sua presença, de Seu poder escondido e de Seu Reino que aparecem dentro de nós quando Lhe damos um lugar”.
Dar espaço para a fé no Senhor Deus Menino
E o sinal, acrescenta o patriarca, é a criança na manjedoura, “que podemos facilmente deixar escapar”, “passar sem perceber, porque estamos tão envoltos em nossas ansiedades e medos”, fechados “em nossas perspectivas humanas, que não percebemos Sua presença”, que não deixamos “espaço para a fé” no Senhor Deus Menino.
Dom Pizzaballa assinala que é precisamente o medo que “nos impede de nos abrirmos e assim nos tornamos estéreis, em vez de responder ao nosso chamado a tornarmos portadores de Deus”.
Reconhecer mais uma vez, o sinal de Sua presença
Mas como os pastores do Evangelho que “acolheram o convite do anjo e partiram para ver e reconhecer naquele sinal, na criança colocada numa manjedoura, Cristo Senhor”, assim, convida o patriarca latino de Jerusalém, devemos nos deixar “guiar pelo Espírito, para reconhecer mais uma vez, apesar de tudo, na verdade de nossa realidade, o sinal de Sua presença”.
“Jesus veio para inverter nossos pensamentos, para surpreender nossas expectativas, para abalar nossa existência … para nos despertar da ilusão de que tudo é conhecido, tudo está sob controle, que o desânimo é a única resposta lógica à triste realidade de nosso mundo”, escreve em seguida dom Pizzaballa, que exorta a refletir sobre as escolhas de vida.
“Limitar-nos a olhar nossa realidade no mundo de hoje, assustados e governados por sua lógica de poder, ou saber perscrutar além e, com os olhos do Espírito, reconhecer a presença do Reino no meio de nós.”
Tornar-nos testemunhas do Emanuel – Deus conosco
Chefes de Igrejas de Jerusalém: no Natal, alegremo-nos com o dom de Deus para nós
Para o patriarca latino de Jerusalém, “olhar a realidade com os olhos do Espírito Santo, significa ter uma vida rica no Espírito Santo e, portanto, frutífera”, e assim fazer o Natal significa acreditar no nascimento de Jesus Cristo e em sua presença.
“Então cabe a nós nos tornarmos o sinal da grande alegria que advém deste fato, a alegria do Emmanuel – Deus conosco – e nos tornarmos suas testemunhas”, conclui dom Pizzaballa.