Após participar do Conclave no Vaticano, o Cardeal Orani João Tempesta está de volta ao Rio de Janeiro com a missão renovada e memórias de um momento histórico.
Reportagem de Vinícius Cruz e Jairo Rec
Dom Orani João Tempesta teve o primeiro compromisso público após a eleição papal. Em uma coletiva de imprensa na sede da Mitra Arquiepiscopal, na Glória, ele compartilhou as impressões sobre a escolha do novo líder da Igreja.
“A grande característica do Papa Leão XIV é a atenção e a escuta. Ou seja, ele é alguém que tem uma atenção muito grande para com as pessoas, que escuta o que os outros falam. Depois tem a sua resposta, tem a sua palavra. É esse tempo grande de atenção, que creio ser uma de suas características marcantes”.
Dom Orani foi nomeado pelo Papa Francisco em 2014. Ele participou pela primeira vez do Conclave. Dom Orani descreveu a participação no Conclave como um momento de muita oração, reflexão e comunhão entre os cardeais. Ele destacou também os encontros realizados no período do pré-conclave, quando foram discutidos os desafios da Igreja no mundo atual.
“Nós éramos muitos cardeais de ‘primeira viagem’ no Conclave, que nunca tinham participado do Conclave. É sempre algo emocionante fazer parte de um momento histórico”, disse o cardeal.
Depois de viver um dos momentos mais marcantes de sua trajetória na Igreja, Dom Orani retoma sua missão pastoral no RJ, inspirado pelas decisões que viu e viveu no coração do Vaticano.
“Sem celular, sem relógio, como você faz para saber que horas você sai, que horas você vai e tudo mais? Ninguém fotografa, ninguém sai, mas está no meu coração, na minha vida. Vou levar para a vida toda, isso nos converte cada vez mais”, finalizou Dom Orani.