Assembleia Plenária

Dom Mariano Crociata é o novo presidente da Comece

Eleição ocorreu nesta quarta-feira, 22, em Roma, no âmbito da Assembleia Plenária da Comece – que também designou quatro vice-presidentes

Da redação, com Vatican News

Dom Mariano Crociata /Foto: Comece

Dom Mariano Crociata é o novo presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece). Ele foi eleito, nesta quarta-feira, 22, em Roma, pelos bispos Delegados das Conferências Episcopais da União Europeia, reunidos para a Assembleia Plenária de Primavera da Comece.

Na reunião, também foram eleitos os quatro vice-presidentes: Dom Antoine Hérouard, arcebispo de Dijon (França); Dom Nuno Brás da Silva Martins, bispo de Funchal (Portugal); Dom Rimantas Norvila, bispo de Vilkaviškis (Lituânia); e Dom Czeslaw Kozon, bispo de Copenhague (Conferência dos Bispos Nórdicos).

Unidade e Solidariedade

Crociata, 70 anos, sucede na presidência o Cardeal Jean-Claude Hollerich. No momento de sua eleição, o bispo italiano, titular da diocese de Latina, expressou sua gratidão pela confiança depositada nele pelos membros da Assembleia:

“Este é um momento crucial para a Europa e para a Igreja. Unidade e solidariedade são necessárias, mais do que nunca, nesta transição”, disse ele pensando na “recuperação justa e sustentável das consequências da pandemia da COVID-19, com a esperança de que “ninguém será deixado para trás”. 

Por fim, o bispo expressou a esperança de que a vocação da União Europeia de ser uma fonte de desenvolvimento e uma garantia de paz para o continente para o mundo seja renovada”.

Audiência com o Papa

Após a eleição, a Assembleia discutiu junto com o Cardeal secretário de Estado Vaticano as implicações humanitárias, geopolíticas e sociais da guerra na Ucrânia e sobre as formas com as quais a Igreja pode encorajar e contribuir para o papel da UE como um ato de paz global.

Nesta quinta-feira, 23, a nova presidência, todos os delegados dos bispos da UE e membros do Secretariado da Comece, juntamente com suas famílias, serão recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano.

Biografia

Dom Mariano Crociata nasceu em Castelvetrano, Sicília, em 16 de março de 1953. Ordenado sacerdote em 29 de junho de 1979, foi eleito para a diocese de Noto em 16 de julho de 2007 e ordenado bispo em 6 de outubro de 2007. Ele serviu como Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana de 2008 a 2013.

Atualmente, é bispo de Latina – Terracina – Sezze – Priverno, vice-presidente da Conferência Episcopal do Lácio, vice-presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia e delegado da CEI junto à Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo