Dom Gabriele Giordano Caccia, 61 anos, de Milão, é o novo representante da Santa Sé junto à Organização das Nações Unidas (ONU)
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco nomeou Observador Permanente da Santa Sé junto à Organização das Nações Unidas, Dom Gabriele Giordano Caccia, arcebispo titular de Sepino, Núncio Apostólico nas Filipinas desde 2017 ― cargo outrora ocupado por Dom Bernardito Auza.
Ele nasceu em Milão em 24 de fevereiro de 1958, foi ordenado sacerdote pelo cardeal Carlo Maria Martini em 11 de junho de 1983 e exerceu o ministério em paróquia até 1986. Enviado à Pontifícia Academia Eclesiástica de Roma, obteve o Doutorado em Teologia e a Licenciatura em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Entrou no Serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 1991 e foi destinado à Representação Pontifícia na Tanzânia. Em 11 de junho de 1993 foi chamado a prestar serviço na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, na Secretaria do Substituto. No dia 17 de dezembro de 2002 foi nomeado Assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Em 16 de julho de 2009 foi nomeado núncio apostólico no Líbano e arcebispo titular de Sepino. Em 2017 foi nomeado núncio apostólico nas Filipinas. Recebeu a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI no dia 12 de setembro de 2009 na Basílica de São Pedro.
Dom Caccia fala inglês, francês e alemão.