Inclusão

Discursos do Papa: Vaticano lança canal em Língua de Sinais

Dicastério para a Comunicação lançará nesta Páscoa canal no Youtube com interpretação do Angelus e Audiências Gerais em Língua de Sinais

Da redação, com Vatican News

Nesta Páscoa, o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé lançará o Projeto “Ninguém excluído”. Um canal do Youtube oferecerá o Angelus e as Audiências Gerais do Papa em Língua de Sinais. A princípio, os discursos estarão disponíveis nas Línguas de Sinais Italiana (LIS) e Americana (ASL).

“Reitero a necessidade de preparar instrumentos adequados e acessíveis para a transmissão da fé. Espero também que estes sejam colocados à disposição daqueles que precisam deles da forma mais gratuita possível, inclusive através das novas tecnologias, que se mostraram tão importantes para todos neste período de pandemia.”

O apelo do Papa, feito na Mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência de 2020, inspirou a iniciativa.

Youtube

Os canais que transmitirão os discursos ao vivo para as línguas são os seguintes: para a tradução de LIS (Língua Italiana de Sinais), https://e.va/lis ; para a tradução de ASL (Língua Americana de Sinais), https://e.va/asl.

O projeto, que começará com a Mensagem de Páscoa Urbi et Orbi neste domingo, 4, é experimental e durará um ano, com a esperança de que se torne um serviço comum em várias línguas.

O trabalho será coordenado pela irmã Verônica Donatello, responsável pelo Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana para a Pastoral das Pessoas com Deficiência.

App

Juntamente com o canal do YouTube dedicado à acessibilidade dos surdos, nos próximos meses será criado um aplicativo acessível para as pessoas com outras deficiências sensoriais. Isso permitirá que aproveitem os conteúdos dos meios de comunicação do Vaticano de forma integrada. Pessoas com deficiências visuais e cegas, e com deficiências de comunicação serão beneficiadas.  

O projeto tornou-se possível graças à colaboração e apoio econômico do Pio Instituto dos Surdos de Milão, CBM Itália-Missões Cristãs para Cegos no mundo, Freunde von Radio Vatikan (Amigos da Rádio Vaticano) e St. Francis Borgia Deaf Center em Chicago. Como já aconteceu na Páscoa de 2020, também este ano, em colaboração com a Tv2000, será oferecida no canal YouTube de LIS a interpretação italiana em Língua de Sinais das celebrações do Tríduo Pascal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo