Nesta quarta-feira

Diocese de Roma realiza dia de oração e jejum pelo Afeganistão

Iniciativa acolhe o apelo em prol do Afeganistão lançado pelo Papa Francisco em 29 de agosto no Angelus, com um convite para intensificar a oração e o jejum

Da redação, com Vatican News

Roma, na Itália /Foto: Federico Di Dio photography via Unsplash

O Vicariato de Roma realiza nesta quarta-feira, 15, um dia de jejum, oração e solidariedade pelo povo afegão. A iniciativa diocesana é um convite a todas as comunidades locais.

O dia acontece na comemoração litúrgica de Nossa Senhora das Dores. A diocese propõe às 21h um momento de oração. Ele será na comunidade paroquial dos Santos Fabiano e Venanzio. O momento será presidido por Dom Gianpiero Palmieri, vice-gerente da diocese de Roma.

Padre Giovanni Scalese dará seu testemunho. O sacerdote barnabita é superior da Missio sui iuris no Afeganistão. Ele foi missionário no país por muito tempo e retornou à Itália depois que os talibãs tomaram o poder.

Apelo do Papa 

A diocese acolhe o apelo em prol do Afeganistão lançado pelo Papa Francisco em 29 de agosto. O pedido foi realizado durante o Angelus e é um convite para intensificar a oração e o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão.

“A tragédia do povo afegão está diante dos olhos de todos nós”, escreve Dom Palmieri em uma carta enviada à comunidade diocesana nos últimos dias. “Sua história conturbada, seu abandono a si mesmos e a falta de perspectivas futuras nos fazem temer por esses irmãos e irmãs”.

Doações

O prelado pede em particular orações pelas mulheres e a transformação do jejum em uma contribuição de caridade para o acolhimento das famílias refugiadas. As doações devem ser feitas à Cáritas diocesana.

“Seria um bonito sinal evangélico”, conclui Dom Palmerio, “se houvesse também vontade de acolher uma pessoa ou uma família na paróquia, no instituto religioso ou diretamente na família”. “A esperança deles será mantida se experimentarem a nossa solidariedade”.

A celebração na paróquia dos Santos Fabiano e Venanzio será transmitida na página do Facebook da diocese de Roma. Também será transmitida ao vivo pela tv italiana Telepace.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo