Atualmente na Diocese de Viana (MA), padre Giuseppe Luigi Spiga foi escolhido por Francisco e receberá ordenação episcopal
Da Redação, com CNBB

Padre Giuseppe Luigi Spiga foi nomeado bispo para a Diocese de Grajaú (MA) / Foto: Reprodução Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Nesta segunda-feira, 17, o Papa Francisco nomeou um novo bispo para a Diocese de Grajaú (MA). O escolhido foi o padre Giuseppe Luigi Spiga, que atualmente é vigário-geral e reitor do Seminário São Bonifácio, na Diocese de Viana (MA).
Em nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o padre Giuseppe. “Agradecidos pelo cuidado do Papa Francisco em prover a Igreja no Brasil com os Pastores de que necessita, acolhemos o irmão como futuro membro de nossa Conferência Episcopal”, expressa o texto.
Trajetória do padre Giuseppe Luigi Spiga
Natural da Itália, nasceu em Serramanna em 19 de julho de 1972. Ordenou-se diácono no dia 28 de junho de 1997 e, depois, foi ordenado presbítero no dia 3 de outubro de 1998, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi a Serramanna.
Na Itália, foi formador do Seminário Arcivescovile de Cagliari (1996-2002); colaborador da Paróquia Sacro Cuore in Quartu Sant’Elena (1998-2003); vigário episcopal da Pastorale Sociale e del Lavoro (1999-2005); diretor da Scuola di Fede e Coscienza Politica (1999-2005); pároco da Paróquia San Giorgio Vescovo em Donori (2003 -2008) e administrador da Paróquia Santa Lucia em Barrali (2006-2007).
Em novembro de 2008, foi enviado como fidei donum da Arquidiocese de Cagliari à Diocese de Viana, onde exerceu diversas funções. Atualmente, é vigário-geral da Diocese de Viana; reitor do Seminário Maior São Bonifácio; diretor administrativo e financeiro da Faculdade Católica do Maranhão; juiz do Tribunal Eclesiástico Regional NE 5; vice-coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional NE 5; e coordenador dos missionários fidei donum italianos no Brasil.