Instituído em 2016

Dicastério para os leigos, a família e a vida completa três anos

Criado em 2016, o dicastério assumiu competências anteriormente pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família

Da redação, com Vatican News

O Dicastério, para os leigos, a família e a vida completa três anos neste sábado, 17. Criado em 2016, assumiu competências anteriormente pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família. O dicastério foi implantado logo após a publicação da Carta Apostólica “Sedula Mater”, de autoria do Papa Francisco, na forma de Motu Proprio.

“A Igreja, mãe zelosa, ao longo dos séculos sempre cuidou e se preocupou com os leigos, a família e a vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso à humanidade. (…) Para tal finalidade, providenciamos solicitamente para que os Dicastérios da Cúria Romana sejam conformados com as situações do nosso tempo e se adaptem às necessidades da Igreja universal”, escreveu o Pontífice.

O Santo Padre continuou: “Em particular, o Nosso pensamento dirige-se aos leigos, à família e à vida, aos quais desejamos oferecer apoio e ajuda, a fim de que sejam testemunhas ativas do Evangelho no nosso tempo e expressão da bondade do Redentor. (…) Prontamente dedicamo-nos a dispor cada circunstância a fim de que as riquezas de Jesus Cristo se difundam apropriada e abundantemente entre os fiéis”.

O dicastério contempla, segundo o estatuto, questões pertinentes à Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos fiéis leigos, para o cuidado pastoral dos jovens, da família e de sua missão. Entre as atividades específicas do dicastério destacam-se a promoção e organização de conferências internacionais e outras iniciativas relacionadas tanto ao apostolado dos leigos, dos jovens, da instituição do matrimônio quanto à realidade da família e da vida no contexto eclesial.

Cabe também ao dicastério animar a promoção da vocação e missão dos fiéis leigos na Igreja e no mundo, como indivíduos casados ou não, e também como membros pertencentes a associações, movimentos e comunidades. Também favorece a abertura das famílias à adoção, guarda de crianças e o cuidado dos idosos, fazendo-se presente nas instituições civis para apoiar essas práticas.

O Dicastério e a Academia Pontifícia para a Vida

O prefeito é o cardeal Kevin Farrell, nascido em 2 de setembro de 1947 em Dublin, Irlanda, e ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1978. O secretário é o padre brasileiro Alexandre Awi Mello. O Dicastério tem “uma ligação direta com o” Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para o Casamento e as Ciências da Família “. A Pontifícia Academia para a Vida também está conectada com este Dicastério.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo