Irmãs Salesianas de Lorena, no interior de São Paulo, promoveram atividades marianas na cidade ao longo de todo mês de maio e uma carreata no dia de Nossa Senhora Auxiliadora
Denise Claro
De Lorena (SP)
Nesta sexta-feira, 24, a Igreja comemora o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Por ocasião da celebração, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, instituição salesiana de ensino localizada em Lorena (SP), promoveu uma carreata em honra a Nossa Senhora pelas ruas da cidade.
Ao longo de todo mês de maio, foram programadas atividades especiais em honra a Auxiliadora dos Cristãos. Para as salesianas, a data é celebrada com especial amor, visto que a devoção foi adotada por seus fundadores, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello:
“Dia 24 de maio é para nós o grande dia da família salesiana. É o dia que paramos para olhar para Nossa Senhora Auxiliadora e reconhecer todos os benefícios que Ela tem feito na vida do carisma salesiano no mundo. É nessa perspectiva que hoje nós paramos e temos a alegria de propagar a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora”, afirma a vice-reitora do UNIFATEA, Irmã Zenilde Aparecida Fontes.
A carreata saiu da lateral do prédio da faculdade, localizado na Avenida Peixoto de Castro, e seguiu pelas ruas da cidade.
Irmã Zenilde ressalta que a iniciativa busca estender a vivência da espiritualidade mariana e salesiana ao povo:
“É dia de sairmos pelas ruas e dizermos para a comunidade que Maria também cuida dessa cidade. Então ao passar pelas ruas de Lorena, a intenção, o desejo e a oração é que chegue a todos os munícipes, toda a região aqui do Vale do Paraíba o manto protetor de Nossa Senhora. Que ela seja visível e que essa visita de Nossa Senhora dê um start naquele momento de sintonia consigo, de sintonia com Deus, de certeza de que tem algo muito maior dentro de nós, essa fé em Deus. A fé em Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, esse mesmo Espírito Santo que habitou Maria.”
Testemunhos
Para quem pôde participar da carreata, o momento foi de grande emoção. Nos carros, ou vendo a carreata passar, foram muitos os que puderam experimentar a graça de ser visitado por Maria neste dia 24 de maio.
A aposentada Regina Célia afirma que o significado da festa é muito forte: “O amor a Nossa Senhora não tem dimensão, é um amor eterno. Para a cidade também foi muito importante este momento. Foi possível observar todo mundo rezando e aplaudindo. Acho que isso traz paz ao coração. Valeu muito à pena.”
Enquanto a carreata passava, foi possível observar a emoção nos olhos das pessoas que passavam pela rua, e dos trabalhadores nos comércios. Muitos baixaram as portas de lojas e restaurantes e pararam para rezar, em reverência a Nossa Senhora Auxiliadora.
A professora Elaine Cabral trouxe os filhos e o esposo para viver este momento com Nossa Senhora: “É muito importante e emocionante poder trazer meus filhos, minha família para saudar Nossa Senhora, pensando que Ela sempre está presente na nossa vida, na nossa profissão, no nosso dia a dia, e viemos agradecer.”
Irmã Olga Belo, religiosa há 31 anos e natural do Timor Leste, comentou sobre sua experiência com Maria: “Para mim, Nossa Senhora Auxiliadora é a Mãe Auxiliadora, amiga, em todo momento, todo lugar, em todos os acontecimentos na minha vida.”
Missa
Após a carreata, os fiéis foram convidados a participar da Santa Missa. Na homilia, o celebrante Padre Valdir Custódio afirmou que uma das grandes pérolas que o cristianismo trouxe foi a devoção a Nossa Senhora.
“A devoção mariana verdadeira sempre nos leva a Jesus. Dom Bosco sempre entendeu isso, e com esse título “Auxílio dos cristãos”, Nossa Senhora é essa grande referência, que nos auxilia, patrocina, e faz com que Seu Filho Jesus possa a cada dia enxergar algo novo em nossa vida.”
O sacerdote ressaltou que a vida do cristão é um testemunhar para o Céu. “Nossa vida é uma eterna catequese, tudo o que nós fazemos é sempre aprendizado, compromisso, e Nossa Senhora auxilia os filhos de Deus, e quer a todo instante indicar os seus filhos a seguir o caminho Do Seu Filho, que é Verdade e é Vida.”
Ao final da Missa, houve a coroação de Nossa Senhora, feita pelas crianças, que também puderam entregar rosas à Mãe e Rainha.
As irmãs Marianne Rosa e Maria Julia Rosa participaram deste momento. “Foi uma grande emoção, coroar a Mãe de Jesus”, afirmou Marianne, de 9 anos. A irmã mais velha completou: “A música, o ambiente, tudo cria um clima muito especial e a gente sente essa presença de Nossa Senhora.”