24 a 28 de abril

Devoção mariana: Canção Nova fará cobertura na Festa da Penha 2025

Terceira maior festa mariana do país, a Festa de Nossa Senhora da Penha completa 455 anos; Canção Nova realiza cobertura do evento com transmissões e reportagens especiais

Kelen Galvan
Da redação

A repórter Liana Nunes estará em Vila Velha para a cobertura da Festa da Penha / Foto: Montagem – Facebook Festa da Penha e Arquivo Pessoal

A Festa de Nossa Senhora da Penha começou neste domingo, 20, na cidade de Vila Velha (ES). Considerada a maior manifestação religiosa do estado do Espírito Santo, ela também é uma das três maiores festas marianas do Brasil, e espera receber mais de dois milhões de pessoas até a próxima segunda-feira, 28. A festividade seguirá com a programação normal, apesar da morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira, 21.  Conforme a assessoria de imprensa do Convento da Penha, a programação segue de acordo com o planejado e, se alguma alteração for feita, será avisada rapidamente.

Liana Nunes / Foto: Arquivo Pessoal

Neste ano em que a celebração completa 455 anos de história, a Canção Nova envia uma equipe para realizar uma cobertura especial do evento. “Estaremos em Vila Velha entre os dias 24 e 28 de abril, acompanhando os principais momentos da festa. Nossa presença será estratégica para captar não só os acontecimentos litúrgicos, mas também sentir a fé e devoção que envolve o santuário e toda a cidade”, explica a jornalista Liana Nunes, que integra a equipe de cobertura.

O jornalista responsável por esta cobertura, Ronaldo da Silva, estaria presente no evento, mas devido ao falecimento do Papa, foi enviado para Roma para acompanhar todo o processo das exéquias de Francisco e do Conclave.

Acompanhe
.: Todas as informações sobre o adeus ao Papa Francisco

Ronaldo destaca que a Canção Nova sempre foi protagonista em mostrar as grandes festas da Igreja, mas por um período e situações particulares não conseguiu cobrir alguns destes eventos. “Mas, agora, estamos retomando, voltando a mostrar a beleza da Igreja no Brasil e suas particularidades. É nossa intenção estar cada vez mais próximo da Igreja e levá-la para dentro das casas das pessoas. Essa riqueza e diversidade da história, da presença marcante do catolicismo no Brasil. Nós temos um grande tesouro e queremos mostrá-lo”, afirma.

Um patrimônio de fé

Liana destaca que a Canção Nova tem como missão evangelizar, e a Festa da Penha, além de ser um dos maiores eventos marianos do país, é um importante patrimônio de fé e tradição do povo capixaba. “Para nós, é uma oportunidade preciosa de levar aos nossos telespectadores um testemunho concreto de amor a Maria, e de fortalecer a espiritualidade popular que move multidões. Estar na Festa da Penha é estar junto ao povo que caminha com a Mãe”, afirma.

Ronaldo destaca que pessoas de todo o país estão se dirigindo ao Espírito Santo para a festa. “A Romaria começa oito dias antes, e já vai reunindo as pessoas ao longo de todos os dias da semana até o cume com a festa de Nossa Senhora da Penha. E o desfecho é sempre algo gigantesco, na beira do mar, e isso é algo tão extraordinário, que precisa ser cada vez mais mostrado”.

Transmissões e reportagens especiais

Ronaldo da Silva / Foto: Arquivo Pessoal

Dentro da cobertura da Festa da Penha, serão realizadas entradas ao vivo durante os principais momentos da festa, como as Missas e Romarias. Além disso, serão produzidas reportagens especiais trazendo o contexto histórico da Festa, depoimentos de devotos e a espiritualidade que envolve o Convento da Penha. Também serão gravadas entrevistas especiais, abordando o impacto religioso, social e cultural do evento.

Uma das entrevistas especiais será com o novo arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, que assumiu a função em fevereiro. “[Ele] está tendo contato inicial com essa igreja tradicionalíssima, uma das primeiras igrejas do Brasil. Por ali passaram os jesuítas, logo após a descoberta do Brasil. São José de Anchieta viveu ali, caminhou por Vitória, Vila Velha, toda aquela região. Portanto, é uma igreja histórica e tradicional, muito acolhedora e vibrante. Tudo isso já é ingrediente para se destacar numa entrevista com este novo pastor arquidiocesano”, explica Ronaldo.

Uma segunda entrevista será com o novo reitor do convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea, que assumiu a função em janeiro deste ano. A equipe contará a história do Convento, da imagem, os milagres ali ocorridos e o fato desta imagem ter atraído tanta gente, tornando a festa da Penha gigantesca. 

Ponto alto desta cobertura

Liana destaca que o ponto alto da cobertura da Canção Nova será a Romaria dos Homens e a Missa Solene no Campinho do Convento da Penha, que, tradicionalmente, reúnem milhares de fiéis. “Esses momentos expressam, de maneira única, a força da fé mariana no Espírito Santo. Mas também destacamos como ápice espiritual a subida dos devotos ao Convento — um gesto de sacrifício, oração e entrega, que desejamos transmitir com toda a reverência que ele merece. A expectativa é mostrar ao Brasil que, com Maria, vale a pena caminhar na fé”.

A cobertura completa poderá ser acompanhada durante a programação da TV Canção Nova e no telejornal Canção Nova Notícias (às 18h45) de sexta-feira e segunda-feira, dias 25 e 28 de abril. O conteúdo também será postado no site noticias.cancaonova.com e nas redes sociais @tvcancaonova e @cnnoticias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo