Nesta sexta-feira

Dedicação da Catedral Metropolitana de Brasília completa 49 anos

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida faz parte do início da história da Capital Federal

Da redação, com Arquidiocese de Brasília

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida/ Foto: Arquidiocese de Brasília

A Arquidiocese de Brasília celebra na próxima sexta-feira, 31, 49 anos de dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Uma missa às 12h15, presidida pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha, marcará a comemoração. Além desta festividade, a Arquidiocese celebra seu Ano Jubilar Arquidiocesano.

A Catedral faz parte do início da história da Capital Federal e é o primeiro monumento a ser erguido em Brasília. Localizada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A construção deste templo foi iniciado em 1956 e finalizada somente em 1970.

O rito de dedicação foi celebrado pelo cardeal arcebispo Dom Eugênio Sales e ocorreu no dia da inauguração oficial da Catedral, em 31 de maio de 1970, em ocasião do VIII Congresso Eucarístico Nacional. Participaram da cerimônia cerca de 500 pessoas. Entre os convidados, autoridades religiosas, civis e políticas.

Dedicação

A dedicação de uma Paróquia, Catedral ou Santuário, é um antigo costume da Igreja Católica, no qual se consagra, a Deus, o templo e tudo que há dentro dele: cruz, sinos, objetos litúrgicos, instrumentos, pias ou fontes batismais. O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus, como informa o Diretório Litúrgico da CNBB. (cf. Diretório da Liturgia, p.19).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo