Em Roma

Criado pelo Papa em 2019, Charis realiza sua primeira Assembleia Geral

Programação oficial do evento começa nesta quinta-feira, 2; membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica já elegeram seu novo moderador, Pino Scafuro

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Danúbia Gleisser

Membros do Charis durante encontro em Roma /Foto: Charis Internacional

Kátia Roldi Zavaris /Foto: Reprodução Canção Nova

Os membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, o Charis, estão reunidos em Roma para a sua primeira Assembleia Geral. O evento, que será iniciado oficialmente nesta quinta-feira, 2, já cumpriu com o seu primeiro objetivo: a eleição do moderador do organismo. O argentino, Pino Scafuro, foi eleito na segunda-feira, 30. Ele já realizava esta mesma função, mas na condição de nomeado.

Além da eleição do novo moderador do Charis, a assembleia também elegeu outros componentes do Charis Internacional. A moderadora do Charis Brasil, Kátia Roldi Zavaris, foi eleita representante continental da língua portuguesa. Ela já participou da primeira reunião com os membros eleitos – ocorrida na tarde desta terça-feira, 31 – e afirma que o desejo para este evento é a escuta do Espírito Santo, para que Ele inspire os novos trabalhos de evangelização do organismo.

“Estamos vivendo um tempo diferente, desafiador e muito bonito. Enquanto expressões carismáticas, estamos aprendendo a conviver, a nos amar e potencializar aquilo que é comum a nós: o Batismo no Espírito Santo”, reflete.

Canção Nova na primeira assembleia do Charis

Padre Wagner Ferreira /Foto: Reprodução Canção Nova

O presidente da Comunidade Canção Nova e vice moderador do Charis Brasil, padre Wagner Ferreira, é um dos participantes do evento. O sacerdote explica que o reconhecimento pontifício (concedido à Canção Nova em 2008) possibilita uma participação mais efetiva da comunidade. “Estamos vivendo um momento histórico”, pontua o presbítero.

“Uma vez que o Papa Francisco criou o Charis, a Canção Nova dá continuidade à sua presença internacional, buscando prestar um serviço de comunhão com as diversas expressões carismáticas”, reafirma.

Comunhão

O Charis foi criado para ser um serviço de comunhão das diversas expressões da corrente de graça, conhecida popularmente como Renovação Carismática Católica (RCC). Padre Wagner destaca que a RCC não é somente os grupos de oração, mas uma corrente de graça envolvendo todas as comunidades e ministérios de evangelização que vivem a experiência do Batismo no Espírito Santo, dos dons carismáticos.

Segundo o sacerdote, o Papa quis que essas expressões carismáticas vivessem a comunhão e, na comunhão, partilhar a alegria de ser de Deus pela graça da efusão do Espírito Santo. O presidente da Canção Nova acrescenta que o organismo tem três objetivos fundamentais: promover o batismo no Espírito Santo, o diálogo ecumênico e o serviço aos pobres.

Membros do Charis durante encontro em Roma /Foto: Charis Internacional

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo