VATICANO

Consistório: sinodalidade e missão da Igreja são aprofundados no 2º dia

Primeira sessão do consistório definiu temas que passarão por maior reflexão; intervenção de Leão XIV ressaltou experiência colegial vivida

Da Redação, com Vatican News

A imagem ilsutra diversos cardeais, trajados com suas vestes habituais. Eles estão sentados ao redor de mesas circulares, com toalhas vermelhas, na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Cardeais durante os trabalhos da primeira sessão do Consistório extraordinário / Foto: Vatican Media

Ao final da primeira sessão do Consistório extraordinário nesta quarta-feira, 7, o Papa Leão XIV fez uma nova intervenção (após seu discurso de abertura) e reiterou aos cardeais que o caminho a ser trilhado é tão importante quanto a conclusão.

O Pontífice, mais uma vez, agradeceu pela presença e frisou a importância desta experiência de colegialidade não apenas para os presentes, mas para toda a Igreja. “Acho, ainda que seja por um período brevíssimo, que é um momento muito importante para mim também, porque sinto a necessidade de poder contar com vocês”, expressou.

Leão XIV também acenou para a importância do trabalho conjunto. “Gostaria de dizer que considero importante trabalharmos juntos, discernirmos juntos e buscarmos o que o Espírito nos pede”, ressaltou. Retomando sua homilia na Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada na terça-feira, 6, ele refez a pergunta: “há vida em nossa Igreja?”.

A partir desse questionamento, Leão XIV levou os cardeais a refletirem sobre o caminho que há para seguir, trilhando-o juntos. “Este [encontro] é para mim uma das muitas expressões pelas quais podemos verdadeiramente experimentar a novidade da Igreja”, manifestou, “o Espírito Santo está vivo e presente também entre nós – que maravilha estarmos juntos no barco”.

Leia mais
.: Confira detalhes do primeiro consistório extraordinário do Papa Leão XIV

Eleição de temas para aprofundar

Devido ao curto período de tempo para o consistório, os cardeais votaram “Sínodo e sinodalidade” e “Evangelização e espírito missionário na Igreja à luz da Evangelii gaudium” como os temas sobre os quais refletir nestes dois dias de trabalho.

“Um tema não exclui o outro”, explicou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um briefing noturno com jornalistas. “O Papa recebeu indicações de uma urgência ou da necessidade percebida de alguns temas. E será também possível encontrar uma maneira de abordá-los dentro dos outros”, acrescentou.

A sinodalidade foi também a metodologia adotada nos trabalhos da tarde: diálogo e escuta, todos sentados em torno de uma mesa circular, divididos em 20 grupos por idioma, com intervenções de cerca de três minutos cada – o mesmo procedimento das duas sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Resumo das atividades

A primeira parte do consistório aconteceu na Sala do Sínodo, para a sessão introdutória, presidida pelo pró-prefeito do Dicastério para a Vida Consagrada, Cardeal Ángel Fernández Artime. As atividades incluíram o canto do Veni Creator, a leitura de um trecho do Evangelho de São Marcos, dois minutos de silêncio, uma breve saudação do decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, e a meditação do Cardeal Timothy Radcliffe.

Depois, os cardeais se deslocaram até a Sala Paulo VI para os trabalhos em grupo, dos quais Leão XIV não participou – ele retornou apenas para ouvir os relatórios finais. Por razões de tempo, apenas os secretários dos primeiros nove grupos – compostos por cardeais das Igrejas locais – puderam, em três minutos, apresentar o trabalho realizado e os motivos que levaram à escolha de dois dos quatro temas. Os secretários das outras 11 mesas forneceram apenas os títulos das temáticas escolhidas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content