DEDICAÇÃO

Conheça a Santa que propagou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Nesta sexta-feira, a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus. A devoção foi difundida por papas e santos da Igreja, como Santa Margarida Alacoque, que teve uma experiência pessoal com Cristo.

Reportagem de Flavio Rogério e Gilberto Pereira

Na paróquia Santa Margarida Maria Alacoque, na zona sul de São Paulo, os fiéis participaram da celebração da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. 

Dona Elizabete faz parte do apostolado da oração há 25 anos. “Do Sagrado Coração de Jesus nasce a igreja. Então essa missão de você estar orando pelos padres, pela missão da igreja, e a oração a gente sabe que é um serviço, então é uma grande graça”.

Santa Margarida Maria Alacoque recebeu a visita do próprio Jesus, que pediu à religiosa para propagar a devoção ao seu sagrado coração. Foi com base no relato da Santa Ordem da Visitação que foi apresentada a imagem de Jesus com um coração aberto para a humanidade.

O pároco da Igreja Santa Margarida Maria Alacoque(SP), padre Marcelo Delcin, comentou as visões da santa. “Quando ela tem as primeiras visões de Jesus, ela reserva para ela. Só posteriormente, a pedido de sua superior, ela começa a falar dessas revelações de Jesus. E até que chega a terceira revelação de Jesus, no qual Jesus pede realmente que ela se empenhasse para que essa divulgação da devoção acontecesse”.

A primeira aparição de Jesus à Santa ocorreu em 1673 e se repetiu por 17 anos. Até sua morte em 1690. Nessas revelações, Cristo compartilhou 12 promessas, entre elas a garantia de salvação eterna àqueles que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos.

“Ela começa de forma muito tímida, ela mesma começando a fazer a hora santa, que foi um dos apelos de Jesus, que as pessoas começassem a encontrá-lo no sacrário. Eu vejo muito as 12 promessas ligadas a isso. Quanto mais eu me aproximo do amor de Deus, mais eu sou acolhido por Deus e mais bênçãos acolho desse amor”, retomou o pároco sobre os significados da solenidade.

A devoção foi fortalecida por santos e papas ao longo dos séculos. Em 1856, o Papa Pio XI instituiu oficialmente a solenidade. Em 1995, João Paulo II incluiu na data o Dia Mundial de Oração pela santificação do clero. No ano passado, o Papa Francisco lançou uma encíclica sobre o Sagrado Coração intitulada ‘Amou-nos’.

“Ao olhar o coração de Jesus, na imagem, nós estamos venerando, não adorando, mas ele nos remete ao coração inteiro de Jesus. E a encarnação de Jesus também, porque Jesus é 100% humano e 100% divino. Então, é um documento que realmente nos nutre o nosso coração nesse momento em que o mundo está muito sem coração”, concluiu a coordenadora paroquial do Apostolado da Oração, Elizabete Águiar Razuk.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo