Sete décadas de fé, missão e testemunho. A Diocese de Patos de Minas celebra o Jubileu do Vinho, com uma semana especial dedicada a fortalecer o amor a Jesus e a unidade da Igreja.
Reportagem de Emerson Tersigni e Ederaldo Paulini
24 cidades mineiras do povo agrícola simples, responsáveis pela transmissão da fé. Esta é a Diocese de Patos de Minas, jovem senhora que celebra 70 anos de missão evangelizadora.
“Papa Pio XII, ele aceitou o pedido de Dom Alexandre e emitiu um documento, a bula de criação da diocese, que é datada de 5 de abril de 1955, a bula Expedia. A partir daquele dia estava criada a nossa diocese”, contou o seminarista da Diocese de Patos de Minas, Victor Gustavo.
Vittor é seminarista há 7 anos e por ser jovem não vivenciou tudo que contou. Foi graças à formação que tomou gosto pela história, sentimento de pertença, à diocese à qual serve.
“Olhar para isso aqui é a gente ter um pouco de consciência eclesial de saber que se eu tenho fé é porque outros trabalharam antes de mim”, afirmou ele.
Desde a paróquia São João Batista, Júnia vive um 2025 de festa tripla pelo Jubileu da Esperança, pelo Jubileu da Diocese e pela chegada da Celina, que do ventre já experimenta as graças deste tempo. “No início do ano, nós descobrimos essa gestação. E ela passou todo o tempo comigo organizando as atividades do Jubileu e agora no finalmente ela tá aguardando para nascer. Imagino que quando um ponto final no Jubileu ela chegue”, expressou da Paróquia São João Batista, Patos de Minas, Júnia Araújo.
No coração da fé patense, que é a catedral, estão sepultados bispos e sacerdotes que com a vida marcaram a história desta igreja particular. Celebrar o Jubileu é olhar com carinho para o passado, viver o presente e confiar a Deus, o futuro. “E continuar esse testemunho de Dom José André Coimbra, de Dom Jorge Escarro e também do Dom João Bosco, que foi o bispo antecessor meu. Inclusive para ter essa experiência de quem está iniciando a caminhada para o sacerdócio. Veja também aqueles que já dedicaram boa parte da sua vida para a Igreja local, para a diocese de Patos e Minas, por essa evangelização, por essa missão tão bonita”, confirmou o bispo de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, OFM.
Vinho Novo em Odres Novos é o desejo para esta diocese pelos próximos 70 anos e tantos outros que a bondade de Deus conceder.


