26 de setembro

Conheça a Festa de São Cosme e Damião segundo a tradição católica

Professor Felipe Aquino esclarece: Igreja celebra os santos nesta quinta-feira, 26; festa popular com distribuição de doces, no dia 27, é de religiões de origem afro

Da redação

São Cosme e São Damião /Foto: Armazém Católico

Nesta quinta-feira, 26, a Igreja Católica celebra a festa de São Cosme e Damião. Irmãos gêmeos que viveram no oriente no século IV e tornaram-se conhecidos por sua generosidade, pois sendo médicos atendiam as pessoas, e até animais, gratuitamente. Com a conversão ao Cristianismo passaram a ser também missionários, levando para muitos a saúde do corpo e da alma.

“Tudo que a gente conhece sobre a vida e o martírio deles vem de uma tradição muito antiga. Segundo a tradição, eles sofreram o martírio na cidade de Ciro, na Síria, mais ou menos por volta do ano 300 e pouco, não sabemos exatamente a data, durante a perseguição do imperador Diocleciano, que realmente foi o último imperador que perseguiu terrivelmente a Igreja no começo do século IV”, explica Felipe Aquino, especialista em história da Igreja.

A festa católica de São Cosme e Damião é celebrada no dia 26, porém, no dia 27 algumas religiões de origem afro fazem uma festa popular com distribuição de doces para as crianças. Essa tradição não tem origem católica, mas é fruto do sincretismo religioso (um fenômeno que consiste em absorver valores de uma cultura para outra, dando outro significado a eles).

Durante a época da escravatura no Brasil, os escravos africanos elaboraram uma maneira de enganar os senhor de engenho para continuar a manter suas tradições religiosas. Sendo assim, passaram a usar os nomes e imagens de santos católicos para invocar os deuses que cultuavam.

Isso ocorreu com muitos santos da Igreja Católica, entre os quais São Cosme e Damião, que na cultura afro, referem-se aos Ibejis. A cerimônia para estas divindades afro acontece no dia 27 de setembro, quando são oferecidos alimentos e doces. “A Igreja católica não costuma criar esse tipo de tradição”, enfatiza Felipe Aquino.

No vídeo acima a reportagem é de Vinícius Cruz e Jean Cesar
Imagens de Pascom e Arquidiocese de São Salvador – BA

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo