Organização do evento estima que 600 membros de novas comunidades participaram deste encontro, realizado em Santo Amaro, zonal sul de SP
Da redação, com Assessoria de Imprensa do Charis Brasil

Visão geral dos participantes do congresso / Foto: Jonata Oliveira
“Novas Comunidades, profecia de esperança!” foi o tema escolhido pela organização do Congresso para as Novas Comunidades do estado de São Paulo, realizado na Uni Ítalo, Santo Amaro, zonal sul de São Paulo, entre 6 e 7 de setembro.
Estimativas da organização apontam para a participação de 600 membros de novas comunidades. O evento contou com a presença do bispo auxiliar de Santo Amaro, Dom Marcelo Antônio da Silva; do presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira; do secretário executivo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Fernando da Silva; do coordenador da comissão das Novas Comunidades do Charis Brasil, Italo Fasanella; e da coordenadora da comissão para as Novas Comunidades Regional Sul 1, Lucimar Maziero.
Leia também
.: Regional Sul 1 da CNBB elege nova presidência durante 87ª Assembleia
Dom Marcelo celebrou a missa de abertura. Em sua homilia, o religioso recordou a missão do Charis (Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica). Também enfatizou o movimento de santidade que deve ocorrer nas comunidades, em vista de que o congresso foi realizado na Paróquia São Carlos Acutis e na data da sua canonização.

Pe. Wagner Ferreira durante sua participação no congresso/ Foto: Jonata Oliveira
Ítalo Fasanella recordou a proposta presente na segunda Carta de São Pedro: “Irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis”. Ele também pontuou que a perenidade do chamado se dispõe com a santidade de nossas vidas.
Já o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner, lembrou que as novas comunidades podem ser reflexos de esperança na sociedade, com o foco de testemunhar o amor fraterno.
Por fim, Lucimar Maziero indicou a seriedade do caminho de comunhão e o testemunho de santidade que as novas comunidades são chamadas a evidenciar. Além disso, aprofundou a temática de que os carismas são bens espirituais e capazes de transformar a realidade social.
Mensagem do Regional Sul 1
A Presidência do Regional Sul-1 da CNBB emitiu uma mensagem de encorajamento aos participantes do congresso:
“Queridos irmãos e irmãs, o testemunho de cada um de vocês é precioso para a Igreja no Estado de São Paulo. Em meio aos desafios culturais e espirituais do nosso tempo, as Novas Comunidades são chamadas a ser laboratórios de fé, espaços de discipulado missionário e de autêntica fraternidade evangélica. Concluímos que o Congresso Novas Comunidades foi um marco de comunhão de Carismas, bem como um reacender a chama da esperança nos corações missionários. Os frutos espirituais deste congresso será um movimento de santidade na sociedade proposto a partir da frase de São Paulo aos Coríntios: ‘não ignoreis os dons espirituais’ (1 Coríntios 12), isto é, não devemos ignorar os Carismas que Deus encarnou em nós, mas transformar a sociedade ‘para que nenhum se perca'” (Mateus 18).