EM SÃO PAULO

Congresso estadual das Novas Comunidades reúne fiéis

O Congresso das Novas Comunidades regional Sul 1 aconteceu no dias 6 e 7 de setembro, no centro universitário Ítalo Brasileiro, no bairro Santo Amaro, em São Paulo. O objetivo é fortalecer a unidade entre as comunidades, renovar o ardor missionário e promover a fraternidade com momentos de oração, pregação, espaços de diálogos.

Reportagem de Nathália Cassiano e Gilberto Pereira

As novas comunidades surgiram na década de 1970 como resposta ao Concílio Vaticano II, com o propósito de renovar a vida da Igreja invocando a presença do Espírito Santo. Desde então, autoridades e responsáveis passaram a promover encontros de fraternidade, oração e fortalecimento na fé. 

Neste fim de semana, em São Paulo, aconteceu o Congresso estadual promovido pelo Charis, com apoio da CNBB. “E tem sido uma bênção muito grande, porque nós estamos tratando do tema da esperança dentro do ano do jubileu. De modo especial, na abertura do congresso, nós falávamos sobre a perenidade do chamado, da vocação de cada comunidade, de cada carisma”, apontou o coordenador Nacional Comunicação das Novas Comunidades do Charis, Ítalo Fassanela.

“São mais de 200 novas comunidades, das quais mais de 100 estão presentes neste congresso”, afirmou o secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, padre Luís Fernando da Silva. 

Com o tema ‘profecia de esperança’, o Congresso Estadual das Novas Comunidades reuniu centenas de fiéis. Um encontro marcado pela partilha, oração e o desejo de renovar o ardor missionário. “Nós esperamos que isso fortaleça a nossa comunhão, a nossa unidade e principalmente a essência daquilo que é cada carisma”, contou a coordenadora de Comunicação das Novas Comunidades do Regional Sul 1, Lucimar Maziero.

Entre os destaques, a presença da comunidade Canção Nova, primeira comunidade de vida consagrada no Brasil e também uma das promotoras dos encontros das novas comunidades. “Então, o padre Jonas teve essa inspiração, essa coragem e também nós estamos aqui para, de alguma forma prestar um serviço de apoio, de motivação, de ajuda também a partir da nossa experiência as novas comunidades”, lembrou o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira.

A programação contou com workshops, momentos de animação, adoração e celebração da Santa Missa. Membros de outros carismas também participaram e partilharam suas experiências. “Um momento de graça diante de outros carismas, a qual tenho experimentado a graça do Senhor vem nos curar, nos fortalecer, nos renovar”, comentou o fundador da Comunidade Missão Kairós, Paulo Victor de Oliveira.

“Para que nós possamos chegar na nossa comunidade, multiplicar tudo isso que nós vivemos e transmitir todo esse amor recebido em forma de formação para cada um de nós”, concluiu a formadora da Missão Kairós, Giovana Pereira de Lima.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo