Novidades na Cúria

Congregação para o Culto Divino tem novo prefeito

Papa também nomeou novo secretário e sub-secretário para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

O Vaticano informou, nesta quinta-feira, 27, a nomeação de novos dirigentes da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramento. As nomeações foram feitas pelo Papa Francisco.

Como novo prefeito, foi nomeado Dom Arthur Roche, até então secretário do organismo, desde 2012. Ele sucede o Cardeal Robert Sarah, que renunciou em fevereiro passado.

Junto com ele, formam a nova liderança do dicastério Dom Vittorio Francesco Viola, O.F.M, como secretário, e Dom Aurelio García Marcías, com status episcopal, como sub-secretário.

Dom García era, até então, chefe de gabinete da Congregação. Espanhol de Pollos, Espanha, completou 56 anos em março passado. Foi ordenado padre em 1992. É doutor em Liturgia e, desde setembro de 2015, estava a serviço da Congregação.

Sobre o novo prefeito

Dom Arthur Roche é natural de Batley Carr, na Inglaterra. Sua ordenação sacerdotal foi em 1975. Em 1996, tornou-se secretário-geral da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales. Em 2001, o Papa João Paulo II o nomeou auxiliar da arquidiocese de Westminster.

Em 16 de julho de 2002, tornou-se coadjutor da diocese de Leeds e presidente da Comissão Internacional de Liturgia em língua inglesa (ICEL). Em 7 de abril de 2004, foi nomeado bispo da diocese de Leeds e presidente do Departamento de Vida Cristã e Culto da Conferência dos Bispos da Inglaterra e País de Gales. É um dos três bispos responsáveis pelo Venerável Colégio Inglês de Roma e Valladolid (Espanha), e pelo Colégio Beda de Roma.

O trabalho da Congregação

A Congregação se ocupa de tudo o que diz respeito à Sé Apostólica sobre a promoção e regulamentação da Liturgia e, em primeiro lugar, dos sacramentos.

Promove a ação pastoral litúrgica em tudo o que diz respeito à preparação e à celebração da Eucaristia, dos outros sacramentos e sacramentais. Da mesma forma, a celebração do domingo e das outras festas do ano litúrgico e da Liturgia das Horas. 

O organismo foi instituído, com este nome, pelo Papa São João Paulo II em 2 de junho de 1988 com a Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a reorganização da Cúria Romana. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo