Mensagens

Conferências Episcopais manifestam solidariedade à Igreja no Chile

CELAM e episcopados da América Latina e Espanha expressaram sua proximidade à Igreja no Chile após os ataques às Igrejas ocorridos no domingo

Da Redação, com Vatican News 

 

Torre da Igreja da Assunção cai após incêndio, neste domingo, 18./ Foto: REUTERS/Ivan Alvarado

Nas últimas horas, várias mensagens de proximidade e solidariedade foram enviadas à Igreja chilena pelos Episcopados da Espanha e da América Latina. As mensagens foram enviadas devido aos ataques criminosos ocorridos no último domingo, 18, contra duas igrejas em Santiago do Chile durante manifestações contra o governo.

“Oremos para que Deus derrame sua graça sobre o povo chileno, para que possa aplacar os corações dos violentos e que possa nascer o respeito pela verdade, pela justiça e pelos direitos humanos”, escreveram em uma mensagem em nome dos bispos espanhóis o cardeal Juan José Omella – presidente da Conferência Episcopal Espanhola – e o secretário geral, Dom Luis J. Argüello, bispo auxiliar de Valladolid, expressando proximidade à Igreja no Chile “nestes momentos difíceis devido a várias explosões de violência contra algumas igrejas da Arquidiocese de Santiago do Chile”.

Leia também:
.: Chile: Igrejas são incendiadas em protestos em Santiago
.: Bispos do Chile se manifestam a respeito dos atos de violência no país

Uma mensagem de solidariedade dirigida à Igreja local e às comunidades das paróquias de La Asunción e San Francisco de Borja foi enviada pelos bispos argentinos, assinada por Dom Oscar V. Ojea e Dom Carlos H. Malfa, respectivamente presidente e secretário geral do Episcopado. Os prelados pediram a Deus “que conceda paz e amizade social à nação irmã”, invocando a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Chile, por todo o povo, especialmente por aqueles que sofrem violência.

Também os bispos da Patagônia argentina, em uma carta dirigida aos prelados da Patagônia e do sul do Chile, “em face desses atos de violência que destroem os valores de convivência, paz e respeito, buscados e realizados com tanto sacrifício, e agora violados e postos em crise”, unem-se- ao povo fiel de Deus, expressando sua solidariedade.

Dom Adalberto Martínez Flores, presidente da Conferência Episcopal do Paraguai, por sua vez, quis recordar em sua mensagem que “todo sinal de intolerância, desrespeito e ofuscamento extremo, que ataca a dignidade das pessoas e suas expressões genuínas, revela o doloroso a distância e o erro cruel que o mal é capaz de gerar no coração e na mente de quem se esqueceu de Deus”.

Lamentando profundamente os fatos ocorridos no Chile, também a Conferência Episcopal Mexicana, poucas horas depois dos atos de violência na capital, escreveu em sua conta no Twitter: “Os templos são sinais da identidade de um povo, sua destruição é uma perda que afeta e fere a comunidade”.

Duas Igrejas no Chile foram vandalizadas, saqueadas e queimadas no último domingo, 18/ Foto: Celam

Por fim, a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), rejeitando categoricamente os episódios violentos que atingiram as paróquias de Santiago do Chile, disse estar confiante de que as autoridades esclareceriam o mais breve possível “este ato de violência que não pode ser admitido de forma alguma, independentemente de sua origem”.

“Condenamos este e qualquer ato de sacrilégio ou profanação – declararam – que ameace a vida espiritual dos fiéis e a obra de evangelização da Igreja, especialmente nestes tempos difíceis de pandemia que vivemos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo