Esperança

Conferência Episcopal Italiana anuncia abertura de hospital em Gaza

Projeto em colaboração com o Patriarcado Latino de Jerusalém busca enfrentar a grave emergência sanitária no enclave palestino

Da Redação, com Vatican News

O Cardeal Pizzaballa (à esquerda) e Dom Giuseppe Baturi / Foto: Reprodução Vatican News

Um projeto conjunto entre a Conferência Episcopal Italiana (CEI) e o Patriarcado Latino de Jerusalém responde à emergência sanitária da população que sofre com a guerra: a abertura de um hospital em Gaza. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da CEI, Dom Giuseppe Baturi, que concluiu uma visita à Terra Santa, na qual levou solidariedade e fraternidade à Igreja liderada pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa.

“Há um problema de saúde muito grave, e queremos assumir essa responsabilidade junto com o Patriarcado: é um compromisso concreto, que mobilizará muitas energias”, declarou o secretário-geral. Além da assistência sanitária, a CEI se compromete a apoiar as famílias, os párocos e os jovens da região, atendendo às necessidades alimentares, laborais, habitacionais e educacionais. Dom Baturi destacou que essas iniciativas representam uma verdadeira “energia de paz”, capaz de formar consciências e abrir caminho para o futuro.

Leia também
.: Itália envia segundo navio para escoltar flotilha de ajuda a Gaza
.: Em Roma, Comunidade de Sant’Egídio realiza Vigília “Paz para Gaza”
.: Leão XIV: não há futuro baseado em violência, os povos precisam de paz

O encontro representou um momento de partilha e proximidade, em um contexto marcado por dificuldades e sofrimentos. O cardeal expressou profunda gratidão pelo apoio recebido das Igrejas italianas, ressaltando a importância de gestos concretos e de empatia em um período de solidão e abandono.

O cardeal Pizzaballa ressaltou a importância de construir unidade e comunidade em contextos de dor e sofrimento. “A esperança precisa de gestos, de palavras, mas, acima de tudo, de um contexto onde se cria uma rede, onde se constrói unidade e comunidade. Em grandes contextos de dor e sofrimento, é preciso ter alguém por perto que nos apoie e nos ajude. Nesse sentido, tudo isso se torna um sinal de esperança”, afirmou.

A peregrinação dos bispos

A visita também abriu caminho para uma peregrinação da Igreja italiana, com o objetivo de fortalecer os laços com as comunidades locais e promover novas iniciativas de solidariedade. Dom Baturi explicou que não será apenas uma oportunidade para visitar os locais sagrados, mas também para consolidar amizades com as comunidades da Judeia e da Galileia, respondendo a um apelo recebido de vários párocos locais. “Faremos, portanto, uma peregrinação como bispos italianos e promoveremos muitas outras: é uma forma concreta de proximidade e solidariedade”, declarou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo