COMEMORAÇÃO

Comunidade Canção Nova celebra 15 anos de Reconhecimento Pontifício

Nesta quinta-feira 12, Comunidade Canção Nova celebra 15 anos de Reconhecimento Pontifício, um tempo muito fecundo de maturidade

Huanna Cruz
Da Redação

Foto: Arquivo Canção Nova

Nesta quinta-feira, 12, a Comunidade Canção Nova celebra 15 anos de Reconhecimento Pontifício. Isto significa que a sua missão está a serviço não somente da Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas da Igreja no mundo inteiro.

O reconhecimento pontifício serve de garantia de que determinada agregação de fiéis é um membro vivo da Igreja de Cristo e que possui um carisma próprio, participando, em comunhão com todo o corpo eclesial, da única missão que a Igreja recebeu de Cristo. E tal feito abriu para a Comunidade Canção Nova um tempo muito fecundo de maturidade eclesial e de expansão internacional.

Segundo o missionário da Comunidade Canção Nova, Diácono Nelsinho Corrêa, o Reconhecimento Pontifício foi uma grande alegria para o coração do fundador da Canção Nova, padre Jonas Abib. “Imagina ter uma comunidade, uma obra reconhecida pela Igreja! É como se o Papa dissesse à Comunidade Canção Nova: ‘o que vocês vivem está em comum acordo com a Igreja, é da Igreja’”.

Para o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, o Reconhecimento Pontifício foi um momento muito festivo para toda a comunidade. “Na época eu morava na casa de missão da Canção Nova em Roma e nós tivemos muito trabalho que foram cinco dias de celebrações em Basílicas em Roma, foram cinco dias de intensas atividades, mas graças a Deus a comunidade festejou com muita alegria e claro aquele momento que aconteceu na aula magna, na grande sala, onde era o antigo conselho dos leigos, foi um momento importantíssimo quando Padre Jonas fez um discurso diante do recebimento do decreto do Reconhecimento Pontifício através do Cardeal Dom Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.” 

Outro momento auge, segundo o sacerdote, foi o encontro com o então Pontífice, Papa Bento XVI, que  acolheu na Praça de São Pedro a Comunidade Canção Nova. Padre Jonas e os cofundadores, Eto Jardim e Luzia Santiago, também cumprimentaram o Santo Padre. “Foi um momento de muita alegria que é o sucessor de Pedro confirmando o carisma Canção Nova, a missão Canção Nova, que é contribuir com a ação evangelizadora da Igreja do mundo inteiro, graças a Deus nós temos várias missões não apenas no Brasil, mas além-Brasil. E nessas missões nós também temos vocações locais. Portugal, por exemplo. Então isso significa que a missão Canção Nova, o carisma Canção Nova, é um dom de Deus para Igreja”, ressalta Padre Wagner Ferreira.

Canção Nova recebe Reconhecimento definitivo do Vaticano

Brasão oficial da Comunidade Canção Nova

Testemunho

“Eu tive a oportunidade de participar das celebrações do Reconhecimento Pontifício que ocorreram no mês de novembro de 2008, mas o reconhecimento, o decreto foi assinado no dia 12 de Outubro de 2008, nesse ano completando 15 anos. Eu fui como peregrina participar desses momentos de festividade, nós tivemos várias celebrações”, afirma a missionária da Comunidade Canção Nova, Tarciana Matos Barreto.

Tarciana relata que foi um forte momento de espiritualidade, de fraternidade, também de contato com o povo. “Todas as celebrações foram transmitidas pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, para que todos pudessem acompanhar, foi um momento muito forte em nossa espiritualidade, um tempo de visita de Deus. O reconhecimento diz que o carisma Canção Nova é um instrumento de Deus”. 

Canção Nova no decorrer desses anos

Padre Wagner Ferreira afirma que, no decorrer desses anos, a Canção Nova cresceu, sobretudo no ardor evangelizador, no compromisso com a Igreja e numa consolidação da comunhão com a família salesiana. Isso porque um dos frutos do reconhecimento foi o acolhimento da Canção Nova na Família Salesiana. Além disso, a Igreja tem convidado a Canção Nova a contribuir com várias atividades evangelizadoras. 

E também neste tempo, a comunidade passou pelo falecimento de seu fundador, Padre Jonas, em 12 de dezembro do ano passado. Para padre Wagner, é um desafio celebrar esses 15 anos sem a presença física do sacerdote. 

“Estamos para completar um ano do seu falecimento, mas graças a Deus, padre Jonas não só fundou a Canção Nova, mas ele estruturou e formou muito bem a comunidade e por isso mesmo com a ausência dele, a comunidade se prepara para festejar esse momento sobretudo com a Eucaristia, louvor a Deus através do sacrifício eucarístico que é a nossa ação de graças a Deus que nos concedeu o carisma Canção Nova, nos concedeu Padre Jonas como fundador e nos concedeu a missão de evangelizar. Luzes para este novo tempo, luzes para que possamos ser fiéis ao legado que o Padre Jonas deixou para nós. Apesar da ausência do nosso fundador, nosso coração se alegra em Deus por celebrarmos 15 anos do Reconhecimento da Canção Nova, que seja uma início de um novo ardor missionário”, enfatiza. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo