FORMAÇÃO ECUMÊNICA

Comissão da CNBB promove simpósio on-line sobre liberdade religiosa

Evento promovido pela Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso acontece entre 24 e 25 de fevereiro e tem inscrições abertas

Da Redação, com CNBB

A imagem ilustra um homem branco, de cabelos curtos loiros e vestindo uma camisa preta ajoelhado diante de um banco de madeira, com as mãos unidas em gesto de oração.

Foto: Sergeeva de Getty Images

A Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2026, o Simpósio de Formação Ecumênica.

Com o tema “Liberdade Religiosa: dom de Deus e direito humano”, o evento será realizado de forma on-line, pela plataforma Zoom, das 19h30 às 21h. O objetivo é favorecer a reflexão conjunta entre Igrejas cristãs e diferentes tradições religiosas, diante dos desafios contemporâneos ao pleno exercício da liberdade religiosa no Brasil.

No dia 24 de fevereiro, a programação será dedicada à análise do contexto brasileiro. A abertura contará com a conferência “Atual panorama religioso no Brasil”, que abordará as transformações no cenário da fé e o crescente pluralismo religioso. Em seguida, especialistas tratarão da liberdade religiosa na legislação brasileira, destacando as garantias constitucionais, os avanços conquistados e os desafios ainda presentes.

Já no dia 25 de fevereiro, o enfoque será teológico e pastoral. Um dos destaques é a reflexão sobre a Declaração Dignitatis Humanae, do Concílio Vaticano II, que afirma a liberdade religiosa como expressão da dignidade da pessoa humana e orienta a relação da Igreja com o mundo contemporâneo. O Simpósio será concluído com um painel pastoral inter-religioso, promovendo o diálogo, o respeito mútuo e a convivência pacífica entre as diferentes tradições de fé.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ecumenismo@cnbb.org.br. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content