Novidade

Com aprovação do Papa Leão XIV, Anuário Pontifício ganha versão digital

Plataforma oficial já está em funcionamento e disponível por meio de aplicativo; com a novidade, dados relativos à Igreja serão atualizados constantemente

Da Redação, com Vatican News

Papa Leão sentado, sorrindo enquanto utiliza um tablet durante um encontro no Vaticano

Papa Leão XIV acessando o Anuário Pontifício digital /Foto: Reprodução Vatican Media

A Secretaria de Estado e o Dicastério para a Comunicação apresentaram uma novidade: o Anuário Pontifício digital. O documento, que a partir de meados do século XX se configurou como instrumento fundamental para quem precisa encontrar e consultar informações oficiais sobre a estrutura dos Dicastérios da Cúria Romana, das Dioceses, dos Institutos Religiosos, das Nunciaturas e assim por diante — desde segunda-feira, 8, solenidade da Imaculada Conceição, passou a ser veiculado digitalmente. O lançamento marca uma etapa significativa no processo de atualização e inovação dos instrumentos informativos a serviço da Igreja.

Encorajamento do Papa

Graças ao acesso a partir de qualquer dispositivo — via navegador ou aplicativo — a plataforma oferece um serviço que supera as limitações logísticas da versão impressa e torna o patrimônio informativo da Santa Sé consultável em qualquer lugar e a qualquer momento.

O projeto foi apresentado nos últimos dias ao Papa Leão XIV pelo substituto da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña Parra, e pelo secretário do Dicastério para a Comunicação, monsenhor Lucio Adrián Ruiz, juntamente com outros representantes das duas secretarias vaticanas. O Papa efetuou o primeiro acesso e navegou pela plataforma. Em seguida, dirigiu aos presentes palavras de gratidão.

Acesso global a informações oficiais

A versão digital do Anuário visa favorecer o acesso global às informações oficiais relativas à Igreja Católica para diversos destinatários: os Dicastérios da Cúria Romana, que diariamente necessitam de informações atualizadas para o exercício de suas funções; as Nunciaturas Apostólicas, que encontram assim um recurso estratégico; as Conferências Episcopais, que podem aprofundar a realidade eclesial dos diversos territórios; os Institutos religiosos, Universidades pontifícias, Centros de Pesquisa e Instituições Acadêmicas, que têm a possibilidade de consultar dados alinhados às comunicações oficiais da Santa Sé. E também jornalistas e profissionais da comunicação eclesial, que podem ter um acesso confiável a conteúdos certificados.

A nova plataforma torna possível uma atualização constante de informações como nomeações, mudanças de encargos e modificações nas estruturas eclesiais. Se antes era preciso aguardar a publicação da nova edição impressa, agora tais variações poderão ser tornadas visíveis em tempos rápidos. Outro aspecto relevante é a possibilidade de realizar buscas avançadas, selecionando dados por nome, diocese, cargo, país e âmbitos institucionais.

“Em um tempo em que a comunicação é cada vez mais rápida e global, oferecer um acesso imediato e confiável às informações sobre a vida da Igreja — com dados certificados — significa colocar a tecnologia a serviço da missão eclesial”, sublinha Dom Peña Parra. “É um sinal de atenção, transparência e responsabilidade para com a comunidade católica e para com todos aqueles que buscam compreender a realidade da Igreja no mundo.”

Papa usando um tablet enquanto navega por um documento digital durante um encontro no Vaticano

Anuário Pontifício digital /Foto: Reprodução Vatican Media

Trabalho conjunto 

O desenvolvimento do Anuário Pontifício digital se tornou possível graças a um trabalho conjunto entre diversas realidades da Santa Sé. A Secretaria de Estado desempenhou um papel de coordenação geral, definindo requisitos institucionais, aspectos identitários e princípios de experiência do usuário. O Dicastério para a Comunicação, em particular a Direção tecnológica, cuidou do desenvolvimento técnico das infraestruturas digitais, da realização do banco de dados e dos processos de normalização dos dados elaborados pelo Escritório Central de Estatística da Igreja. Contou-se também com a contribuição de jovens profissionais formados no âmbito do Service Design e da experiência do usuário.

Pensado como um projeto em evolução, o Anuário Pontifício digital será progressivamente enriquecido em seus conteúdos com a recuperação de informações históricas provenientes de arquivos e edições anteriores, bem como com novas versões que ampliarão suas potencialidades. Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado convida aqueles que utilizarem a plataforma a enviar observações e sugestões úteis para o aprimoramento do serviço ao endereço annuariopontificio@sds.va.

Plataforma

A plataforma está disponível no endereço https://www.annuariopontificio.catholic/ e por meio de um aplicativo para iOS e Android. Para utilizá-la, será necessário registrar-se na versão web ou baixar o aplicativo pela Apple Store e Google Store. Está previsto um sistema de assinatura em dois planos que garante um acesso constante e a atualização diária dos dados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content