Chamado à solidariedade

Coleta no Dia Mundial das Missões fortalece evangelização, frisa POM

Desde sábado, 18, até este domingo, 19, Igreja realiza Coleta Missionária para apoiar 1.118 dioceses pobres que dependem do Dicastério para a Evangelização

Da Redação, com POM

Imagem: Divulgação POM

A Igreja Católica se volta para o ponto central do Mês Missionário, com a realização da Coleta Missionária neste sábado, 18, e domingo, 19. O Dia Mundial das Missões – celebrado hoje – é um chamado global à solidariedade e à participação concreta na obra evangelizadora da Igreja.

A Campanha Missionária de 2025 é celebrada sob o tema “Missionários de esperança entre os povos” e o lema “A esperança não decepciona”, alinhando-se ao espírito do Ano Jubilar. Durante todo o mês de outubro, comunidades ao redor do mundo têm intensificado celebrações, formações e experiências missionárias, reforçando a “essência missionária” da Igreja.

Solidariedade que transforma vidas

A Coleta Missionária, que ocorre em todas as Igrejas católicas do mundo, tem a integralidade dos recursos revertida para o Fundo Mundial de Solidariedade, apoiando projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social. Estes fundos sustentam o trabalho de missionários locais e estrangeiros em quase mil e duzentas dioceses nas regiões mais vulneráveis e necessitadas do planeta.

Para a diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, Irmã Regina da Costa Pedro, esta contribuição é fundamental. Ela enfatiza que a Campanha é uma oportunidade singular para a Igreja no Brasil de fortalecer sua vocação evangelizadora.

“Através do Dia Mundial das Missões, temos a oportunidade de apoiar concretamente a presença da Igreja em tantas regiões onde ela é a única presença de esperança, levando assistência e a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do nosso país e do mundo. É um convite para que cada um de nós, leigos, religiosos e padres, nos tornemos efetivamente missionários da esperança.”

O Mês Missionário é um lembrete de que todos os fiéis podem colaborar com a missão da Igreja, seja por meio da oração ou da ação. A Igreja exorta a comunidade global a participar desta “grande corrente de oração e solidariedade” neste fim de semana decisivo, vivendo a missão de Jesus Cristo e sendo, de fato, missionários da esperança.

Transparência na destinação dos recursos

Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

As POM colaboram com 1.118 dioceses pobres que dependem do Dicastério para a Evangelização. São Igrejas jovens existentes nos “territórios de missão”. Em 2024, a contribuição do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de R$ 11.283.902,60.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo