Representantes da catequese de diversos países latino-americanos estão reunidos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O encontro, que antecipa a Semana Latino-Americana da Iniciação à Vida Cristã, destaca o protagonismo do País na evangelização.
Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro
Esta é a segunda semana latino-americana de iniciação à vida cristã. O evento marcado para janeiro de 2026 será em Bogotá, na capital da Colômbia.
Na sede da CNBB, assessores das comissões de catequese dos países da América Latina e Caribe vão debater as diretrizes para o encontro.
O Brasil foi escolhido pela vasta produção de conteúdos para catequese e a experiência da igreja brasileira na evangelização dos povos. Representantes de sete países vão passar a semana em Brasília em momentos de estudo e de visitas às instalações das edições CNBB.
O assessor da comissão destaca o aumento da iniciação à vida cristã entre os adultos brasileiros. “No sábado santo de 2025 deste ano, mais de 23.000 adultos batizados no Brasil. Nós não temos esses dados de todas as dioceses, de todos os regionais, porém mostra a vitalidade da catequese, o retorno do mundo adulto para esse processo de iniciação à vida cristã”, relatou o assessor da Comissão Bíblico Catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho.
Além de realizar um diagnóstico do processo catequético na América Latina e Caribe, o encontro quer reforçar a necessidade de transmitir os ensinamentos de Cristo com instrumentos que sustentam a fé católica, a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério. “Esses três expoentes, colunas, ajuda agora a nós não perdermos o ponto de partida, que é a centralidade do Evangelho, a pessoa de Jesus Cristo.
Mas como ao longo do tempo, dentro de uma cultura, dentro de uma realidade, pensarmos meios de como comunicar este Evangelho, que é o de ontem, o de hoje e o de sempre”, completou ele.




