Live em 25/08

CNBB lançará Fase de Implementação do Sínodo no Brasil

Lançamento acontecerá em live no dia 25 de agosto, que apresentará detalhes do processo de implementação e cronograma do processo sinodal até 2028

Da Redação, com CNBB

Foto: Reprodução CNBB no YouTube

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de animação do Sínodo no Brasil, promoverá uma live sobre a Fase de Implementação do Sínodo. A transmissão acontecerá no dia 25 de agosto, das 20h às 21h30, pelo canal da entidade no Youtube.

A fase de implementação, que se estende de 2025 a 2028, é um período decisivo no processo sinodal, cujo objetivo é experimentar práticas e estruturas renovadas, que tornem a vida da Igreja cada vez mais sinodal. O Documento Final (DF) serve como o ponto de referência para toda a fase, propondo um caminho de conversão para a Igreja.

O processo de implementação busca discernir passos de conversão e, consequentemente, reformar estruturas e instituições. A Igreja local deve encontrar as modalidades apropriadas para aplicar essas mudanças, e a equipe nacional de animação do Sínodo no Brasil pode prestar auxílio nesse discernimento.

O cronograma do processo sinodal até 2028 é organizado em etapas de implementação e avaliação, visando garantir que as comunidades possam caminhar juntas e colher os frutos das suas experiências. As fases incluem:

  • 2025 e 2026: as dioceses e seus agrupamentos realizam os “Percursos de implementação nas Igrejas locais e nos seus agrupamentos”, período em que as equipes sinodais diocesanas são chamadas a animar e apoiar a participação de todo o Povo de Deus;
  • 2027: ocorrem as assembleias de avaliação. No primeiro semestre, acontecem nas dioceses e eparquias, e no segundo semestre, nas conferências episcopais nacionais e internacionais. A avaliação “não é uma forma de julgamento ou de controle, mas uma oportunidade para nos interrogarmos em que ponto estamos no percurso de implementação e de conversão”;
  • 2028: o processo culmina em duas grandes assembleias, primeiro, as “assembleias de avaliação continentais” no primeiro quadrimestre, e em outubro, a “Celebração da Assembleia eclesial no Vaticano”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo