Dom Adélio Giuseppe Tomasin deixou um legado imensurável de fé, amor e serviço à Igreja
Da redação, com CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta na manhã desta segunda-feira, 30, o falecimento de dom Adélio Giuseppe Tomasin, bispo emérito da diocese de Quixadá, Ceará.
Pastor dedicado e fiel servo de Deus, dom Adélio deixou um legado imensurável de fé, amor e serviço à Igreja, expressou a diocese no comunicado. “Ao longo de seu ministério, foi exemplo de sabedoria pastoral, de cuidado com o povo de Deus e de zelo pela unidade da Igreja. Seu exemplo de vida, profundamente marcado pelo amor ao Evangelho, permanecerá vivo em nossos corações e será lembrado com gratidão por todos os que tiveram o privilégio de ser tocados por sua presença e liderança”, diz um trecho do comunicado.
Biografia
Dom Adélio Giuseppe Tomasin nasceu em Montegaldella, na Itália, em 27 de abril de 1930. Fez o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Hoje anexado à Pontifícia Universidade Lateranense, com o nome de Centro de Estudo Teológico São Zeno. Concluiu o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 26 de março de 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona.
Foi nomeado bispo de Quixadá, no Ceará, pelo Papa João Paulo II no dia 16 de março de 1988 e ordenado no dia 26 de março de 1988, quando tomou posse no dia 29 de maio de 1988, Solenidade da Santíssima Trindade.
Ao completar 75 anos de idade, conforme prevê o Código de Direito Canônico, dom Adélio pediu ao Santo padre a renúncia ao governo pastoral da diocese, a qual foi aceita pelo Papa Bento XVI, em 3 de janeiro de 2007.
Condolências
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Adélio Tomasin. Confira, abaixo, o texto na íntegra:
Estimado irmão, dom Aurélio Pinto de Sousa, atual bispo de Quixadá
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de dom Adélio Tomasin. Sua vida foi marcada por um incansável compromisso com a fé, a justiça e a solidariedade.
Dom Adélio dedicou-se ao serviço da comunidade, inspirando muitos com sua sabedoria e compaixão. Destacou-se por seu amor à diocese de Quixadá, seu desejo de evangelização e por sua atuação no campo social.
Neste momento de dor, nossos pensamentos e orações estão com sua família, amigos e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e ser tocados por sua luz.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB