ECOLOGIA

CNBB divulga cartaz e oração para Campanha da Fraternidade 2025

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, edição do próximo ano tem São Francisco de Assis e natureza do Brasil destacados em sua identidade visual

Da Redação, com CNBB

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2025 / Foto: Reprodução CNBB

Nesta segunda-feira, 5, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o cartaz e a oração para a Campanha da Fraternidade 2025. A edição do ano que vem tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A escolha é motivada, entre outros fatores, pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelo aniversário de 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, pelo Papa Francisco, e pela realização da COP 30 em Belém (PA), a primeira a ser organizada na Amazônia.

A CNBB destaca que a ecologia é a questão mais tratada ao longo dos 61 anos de existência da iniciativa. Foram oito ocasiões em que as reflexões se concentraram nesta área, em 1979, 1986, 2002, 2004, 2007, 2011, 2016 e 2017. Neste ano, o objetivo é “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.

Identidade visual destaca São Francisco de Assis

A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da assessoria de comunicação da CNBB. Nela é apresentado, em destaque, São Francisco de Assis, que representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor do Pai, em Jesus crucificado, e reconciliou-se com Deus, os irmãos e toda a criação. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera. 

No centro do cartaz, a cruz recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. Da mesma forma, a Quaresma é um tempo de reconstrução de cada cristão e comunidade, da sociedade e toda a Criação, porque os homens são chamados à conversão. 

Ainda estão presentes a natureza, representada por uma araucária, um ipê amarelo, um igarapé, um mandacaru, uma onça pintada e umas araras canindés, que simbolizam a fauna e a flora brasileiras; e o cenário urbano, com prédios e favelas, onde se aglomeram verdadeiras multidões em um estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida.

Oração para Campanha da Fraternidade 2025

Em relação à oração para a Campanha da Fraternidade 2025, ela é descrita como um resumo orante e suplicante a Deus. “Desejamos que ela alcance também os céus e nos obtenha a graça do arrependimento e da conversão integral”, salienta o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB.

Confira a oração na íntegra:

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo