CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CNBB apresenta cartaz da Campanha da Fraternidade 2026

A CNBB apresentou o cartaz da Campanha da Fraternidade 2026: “Fraternidade e Moradia”. Com o lema: “Ele veio morar entre nós”, a campanha busca chamar a atenção da sociedade para um problema cada vez mais presente nas grandes cidades do país.

Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro

Em setembro, todo o material da campanha da fraternidade do próximo ano estará disponível para a distribuição. O cartaz foi apresentado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e concretiza a realização da segunda campanha com o tema ‘Moradia’.

Mais de 30 anos depois, a campanha da fraternidade volta a abordar o tema ‘Moradia’. A intenção é despertar a sociedade sobre a necessidade de enxergar o irmão em moradia precária. De acordo com a Fundação João Pinheiro, mais de 25 milhões de brasileiros moram em imóveis com algum tipo de precariedade. 

O cartaz da próxima campanha foi produzido pela equipe de comunicação da conferência. No primeiro plano é mostrada uma escultura do artista canadense Timothy Schmalz, criada em 2012. Revela um homem em situação de rua deitado em um banco. A obra retrata um fato vivido pelo artista. 

“Ele então resolveu retratar aquela cena e retratou-a como? Como um mendigo em tamanho natural, coberto por um cobertor que tampa o seu rosto e tampa suas mãos, mas deixa entrever nos seus pés as chagas da crucificação”, apontou o assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.

O assessor de campanhas da CNBB destaca a importância de não sermos indiferentes aos irmãos que moram nas ruas ou em moradias improvisadas. “Quando nós reconhecemos em cada pessoa em situação de rua, em cada pessoa vivendo nas palafitas, nas encostas, debaixo dos viadutos, em situações de constante risco, nós nos incomodamos. Por quê? Porque são nossos irmãos e irmãs, filhos do mesmo pai”, concluiu o padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo