Celebrações Eucarísticas e maior procissão católica do país marcaram o domingo, 13, do Círio de Nazaré 2024, da Arquidiocese de Belém (PA)
Da redação
A maior procissão católica do Brasil, o Círio de Nazaré – realizado em Belém (PA), aconteceu neste domingo, 13. Aproximadamente dois milhões de pessoas estiveram presentes.
Na Santa Missa que antecedeu o Círio, o arcebispo local, Dom Alberto Taveira, citou a multidão que se deslocou até Belém para viver esta grande celebração, que está em sua 232ª edição. Ele também recordou os que ali residem e o esforço que fizeram para participar da celebração.
“Nós nos orgulhamos imensamente porque, invocando Nossa Senhora de Nazaré, (…) todos nós e as nossas casas se tornam casa de Nazaré – lugar onde a Sagrada Família habita, onde tudo existe por causa de Deus”, afirmou Dom Taveira.
Ao passarem pelas ruas de Belém, o arcebispo desejou que os fiéis fossem felizes e “construíssem felicidade” para os demais. Ele pediu também que fossem propagadores de ideais como dignidade, honra, respeito, fraternidade, amor ao próximo e valorização da vida humana.
“Estamos celebrando o Círio de Nazaré, que tem como tema: ‘perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus’”, lembrou Dom Taveira. O arcebispo frisou que esta celebração, uma iniciativa e acontecimento da Igreja Católica, tem também uma dimensão missionária, a fim de que todos descubram o sentido da vida em Jesus Cristo.
Procissão
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Catedral da Sé às 7h15. Após percorrer 3,6 km, ela chegou à Praça Santuário, por volta de 12h30. A programação oficial da festa segue até o Recírio, programado para 28 de outubro.