Hoje no Pará

Círio de Nazaré começa hoje em Missa presidida pelo arcebispo de Belém

Celebração será às 18 na Basílica Santuário de Nazaré; essa será a 230ª edição do Círio de Nazaré

Da Redação, com Círio de Nazaré 

Salim Wariss – Ascom Guarda de Nazaré / Foto: Divulgação

Começa hoje uma das maiores manifestações da devoção mariana existentes no Brasil. A 230ª edição do Círio de Nazaré será aberta oficialmente nesta terça-feira, 4, com uma missa, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os convidados e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém presentes se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré para aguardar o momento em que as luzes da fachada da Igreja serão acesas e estará aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2022. O encerramento será no dia 24 de outubro às 8h. 

Leia também
.: Círio de Nazaré: fenômeno religioso católico e mariano inigualável

Ainda neste momento, a iluminação temática da Praça Santuário, em frente à Basílica, também será inaugurada. Na Praça, a imagem luminosa de Nossa Senhora, montada com lâmpadas de LED, na entrada do espaço, permanecerá no local junto a elementos luminosos de anjos com corneta, conjuntos de notas musicais e uma cascata. Pela primeira vez este ano, a imagem também fará o giro de 360º. A decoração é uma parceria com a Prefeitura de Belém. 

Homenagens e Premiação

Logo após, na Casa de Plácido, ocorrerá a premiação dos vencedores do XXVIII Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado pela aluna Ana Sarah de Sousa. O segundo lugar foi de Giovanna Pantoja, e o terceiro, de Gabrielle Campos. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados.

Em seguida, as instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2022 receberão homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da festividade. 

As Editoras Verde e Guia lançam, nesta noite, um novo livro da Coleção Círio. O livro traz, nesta edição, um novo olhar relacionado aos aspectos importantes sobre a maior procissão mariana do mundo, que também envolve cultura, arte, símbolos, gastronomia e, sobretudo, as pessoas.

O Círio de Nazaré é uma realização da arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Conheça a história do Círio de Nazaré:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo